Isabella Botelho; 11/01/2021 às 14:30

Donald Trump é banido do Twitter

Atualmente, o Presidente dos Estados Unidos não pode se comunicar através de seus perfis pessoais nas redes sociais

Após apoiadores de Donald Trump invadirem o Congresso num ato violento que resultou em 5 mortes, o presidente dos Estados Unidos foi banido permanentemente do Twitter “devido ao risco de prolongamento da incitação à violência”, conforme afirmou a rede social em comunicado na sexta-feira, 08. A página da campanha do republicado também foi retirada do ar.

O Twitter é a primeira rede social a tomar esta medida. A página pessoal de Trump tinha quase 89 milhões de seguidores e era o principal meio de comunicação dele com o público. Nos últimos dias, ele utilizou o perfil para incitar seus seguidores a invadirem o Congresso para atrasar a cerimônia de oficialização de Joe Biden e Kamala Harris como próximos Presidente e Vice-Presidente do Estados Unidos, respectivamente. Vale ressaltar que durante e após as eleições, Trump também utilizou a rede social para propagar fake news sobre os resultados da apuração e teve publicações retiradas do ar várias vezes.

Após o banimento, o republicano chegou a usar a conta @potus, que é da Presidência, para criticar o Twitter e também falou em construir uma plataforma própria. Esses posts também foram tirados do ar. Por volta das 23h, a conta presidencial, raramente usada por Trump, só mostrava tuítes feitos até 2020.

Agora, o Presidente fica sem poder se comunicar por suas páginas pessoais nas três principais redes sociais, uma vez que os perfis de Trump no Facebook e no Instagram foram bloqueados por tempo indeterminado na última quinta. Diferentemente do Twitter, essas páginas seguem no ar, mas não podem ser atualizadas, num primeiro momento, até a posse de Joe Biden, marcada para o próximo dia 20.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.