Isabella Botelho; 15/03/2019 às 10:17

Dia Mundial do Consumidor: repensando o consumismo

A data é aproveitada pelas lojas para incentivar o consumo, deixando de lado o problema do consumismo

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado hoje, 15 de março. A data foi escolhida em homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy que, nesse dia, em 1962, enviou uma declaração ao Congresso defendendo os direitos dos consumidores, dentre eles o direito a segurança, informação, escolha e de
ser ouvido.

Diversas lojas aproveitam a data para lançar promoções e atrair clientes, mas esquecem de um grave e atual problema da sociedade: o consumismo. Todos os anos, o número de produtos descartados e a produção de lixo aumentam cada vez mais, gerando graves impactos no meio ambiente. Enquanto milhões de pessoas no mundo não detêm o básico para sua sobrevivência, algumas compram e gastam por querer, e não por precisar. O primeiro passo para tentar solucionar esse problema é a conscientização.

Por isso, em 2001 foi criado no Brasil o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, uma organização não governamental e sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do instituto são focadas na mudança de comportamento dos consumidores e estão divididas em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e pesquisas.

Segundo a ‘Pesquisa Akatu 2018 – Panorama do Consumo Consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações’, lançada no dia 25 de julho de 2018, 76% dos consumidores entrevistados são indiferentes em relação ao quanto consomem e as consequências.

Dado isso, confira duas campanhas que criticam o consumismo exagerado e procuram conscientizar a sociedade.

People in need – ONG Cordaid

Fazendo um comovente – e necessário – contraponto entre o consumismo exacerbado e o fato de milhões de pessoas no mundo não terem o suficiente nem para necessidades básicas, a campanha ‘People in need’, da ONG Cordaid e produzida pela Saatchi & Saatchi, apresenta africanos, que vivem em pobreza extrema, junto de itens luxuosos,
considerados imprescindíveis na sociedade do consumo.

Pílulas – Desire Obtain Cherish

Em ironia ao comportamento consumista, o artista Jonathan Paul, conhecido também como Desire Obtain Cherish, criou uma série de ‘pílulas’ grifadas capazes de controlar a vontade de comprar.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.