Sofia Lourenço; 17/06/2024 às 15:30

Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação: Idesam lança série de vídeos sobre mudanças climáticas na Amazônia

A websérie foi gravada com especialistas climáticos e população ribeirinha da RDS do Uatumã (AM). Além da apresentação dos influenciadores nortistas Vito e Zé na Rede

Com o objetivo de informar sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo na Amazônia, o Idesam lançou uma série de vídeos no YouTube chamada ‘Em Clima de Amazônia’, abordando as mudanças climáticas na região. A série, composta por 17 vídeos, explora o ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas, e está alinhada com as iniciativas do Idesam em prol da conservação da floresta.

A série busca responder à pergunta: “Como gerar um novo desenvolvimento para a Amazônia, que mantenha a floresta em pé, traga vida digna para suas populações e ao mesmo tempo ajude a reduzir a mudança climática?”.

Cada vídeo oferece uma perspectiva única, desde análises de especialistas até testemunhos de comunidades tradicionais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, que vivenciam diretamente os efeitos das mudanças climáticas na região.

Seu Aldemir e Dona Neide, no SAF da comunidade Santa Luzia do Caranatuba (Imagem: Renato Stockler)

Entre os temas abordados estão altas temperaturas, tempestades fortes, seca, perda de espécies, risco de saúde, produção e consumo de alimentos, e desmatamento. Especialistas no assunto, como Philip Fearnside, ecólogo e ganhador do Prêmio Nobel; Mariano Cenamo, engenheiro florestal e fundador do Idesam; Victoria Bastos, líder da iniciativa de Serviços Ambientais do Idesam; Elen Blanco, gestora ambiental; e Taciana Abreu, especialista em ESG, estão entre os entrevistados. Além das vozes amazônidas da Unidade de Conservação do rio Uatumã: Elisangela Cavalcante, Josildo, Iara, Ernesto de Souza, Wanderley Soares, Neide e Aldemir, Meire e Orimar, Cleide e José Monteiro (Papa).

“Queremos levar o conhecimento técnico que o Idesam tem a oferecer, mas também queremos mostrar esse sentimento, furar a bolha do técnico para partir para o olhar de quem vivencia a floresta, de quem é regido pelo ritmo das chuvas, de subida e descida dos rios, do verão amazônico”, afirma Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam, sobre a importância de promover um diálogo amplo sobre um futuro sustentável para a Amazônia. “A ideia é essa, gerar informação através dessa perspectiva e alcançar novos espectadores”, conta.

Todos os vídeos terão suas emissões de carbono compensadas pelo Programa Carbono Neutro do Idesam. O conteúdo original foi idealizado pelo Idesam, sob coordenação de Paola Bleicker, Larissa Mahall e André Vianna. A direção geral e de fotografia é de Renato Stockler, ilustração de André Mogle e a produtora audiovisual é a Vem do Norte, uma agência genuinamente amazônida.

Mulheres descascam mandioca, à beira do Rio Uatumã (Imagem: Renato Stockler)

“A forma como a gente pensou alguns dos conteúdos desta série é que justamente a gente não fala claramente utilizando o termo mudanças climáticas”, destaca José Kaeté, criador de conteúdo digital conhecido como Zé Na Rede. “Assim conseguimos conectar e mostrar para as pessoas que essas mudanças estão acontecendo e não são isoladas, elas acontecem em vários lugares ao mesmo tempo e acontecendo com mais frequência”.

Para Vito Israel, líder de criação e projetos da Vem do Norte, o impacto do conteúdo é muito importante, principalmente para quem vive na Amazônia urbana, pois nas cidades as pessoas não têm um conhecimento aprofundado sobre o assunto.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.