Isabella Botelho; 03/05/2019 às 09:00

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

A data foi instituída com o objetivo de incentivar a liberdade de imprensa

Todos os anos, o dia 3 de maio é a data em que são celebrados os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, com a finalidade de incentivar e desenvolver iniciativas em prol da liberdade, assim como avaliar a situação da mesma nos países ao redor do mundo.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi instituído pela Assembleia Geral da ONU, em 1993, em seguimento à Recomendação aprovada na 26ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, realizada em 1991.

Essa data é uma ocasião para informar os cidadãos sobre as violações à liberdade de imprensa – um lembrete de que, em muitos países, as publicações são censuradas, multadas e fechadas, da mesma forma que jornalistas, redatores e editores são perseguidos, atacados, detidos e até assassinados.

O 3 de maio também serve para lembrar aos governos sobre a necessidade de respeitar seus compromissos com a liberdade de expressão. Além disso, é um dia para a reflexão entre os profissionais da mídia sobre questões relativas à liberdade de imprensa e à ética profissional. Sobretudo, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é uma ocasião de apoio a todos os tipos de mídia que são alvos de restrição ou supressão. É também um dia para se lembrar dos jornalistas que perderam a vida na busca de uma história.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.