Isabella Botelho; 17/05/2019 às 14:36

Dia Mundial da Internet: líderes se reúnem para debater o discurso de ódio online

No Brasil, ONG combate os crimes online através do diálogo

Ontem, 16, às vésperas do Dia Mundial da Internet, os líderes da França e da Nova Zelândia se uniram ao Facebook, Twitter e Alphabet, controladora do Google e do YouTube, maiores plataformas on-line do mundo, em reunião de cúpula em Paris, na França, com a promessa de ajudar a limitar a influência da Internet na disseminação do discurso de ódio e incitação à violência.

Durante a reunião, Emmanuel Macron, presidente da França, e Jacinda Adern, primeira-ministra da Nova Zelândia, juntamente aos líderes de Reino Unido, Canadá, Jordânia, Indonésia e entre outros países, aprovaram a iniciativa “Apelo de Christchurch”, que surge após o tiroteio ocorrido em 15 de março em uma mesquita em Christchurch, na Nova Zelândia, no qual 51 pessoas foram mortas por um extremista que postou manifestos racistas on-line e, em seguida, transmitiu a ação ao vivo. À época, YouTube e Facebook foram muito criticados por não terem removido o vídeo rapidamente de suas plataformas.

No Brasil, a Safernet Brasil, uma associação civil de direito privado e sem fins lucrativos ou econômicos, busca, por meio do diálogo permanente em combate ao discurso de ódio e crimes cibernéticos, transformar a Internet em um ambiente ético e responsável, que permita aos usuários desenvolverem e ampliarem as relações sociais, conhecimentos e exercerem a plena cidadania com segurança e tranquilidade.

Dia Mundial da Internet

O Dia Mundial da Internet é comemorado hoje, 17 de maio, e tem como objetivo lembrar as conquistas do setor até os dias atuais e promover a inclusão digital. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, durante assembleia realizada em Madri, na Espanha.

A história da Internet começa durante a Guerra Fria. Ela foi criada em 1969, nos Estados Unidos, a partir do Aparnet, protótipo da primeira rede de internet. Assim, no dia 29 de outubro de 1969, foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford através do envio do primeiro e-mail.

Já na década de 90, o cientista e físico britânico Tim Berners-Lee desenvolveu um browser, a World Wide Web (WWW), a Rede Mundial de Computadores. A partir disso, a década de 90 ficou conhecida pelo boom da Internet, momento em que ela se popularizou pelo mundo com o surgimento de novos navegadores e o aumento do número de usuários.

Alguns estudiosos afirmam que a Internet foi um marco importante e decisivo para a evolução tecnológica. Ela ultrapassou barreiras ao aproximar pessoas, culturas, informações e diferentes realidades. Hoje em dia, a Internet é utilizada mundialmente como uma ferramenta de trabalho, diversão, educação e, sobretudo, comunicação. Afinal, a comunicação está em tudo, certo?

A busca por informações sempre foi uma característica do ser humano. Há alguns anos, o rádio era o principal meio de comunicação de massa, posteriormente sucedido pela TV. Mas como as pessoas buscam sempre novas formas de socialização e estão em constante evolução, apenas esses meios de comunicação não foram suficientes. A Internet, então, surgiu e se consolidou como o principal meio de comunicação de massa, alcançando diversos públicos.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.