Por Isabella Botelho; 22/03/2019 às 09:29

Dia Mundial da Água: conscientização sobre o desperdício

O Mercadizar apresenta três cases que criticam o desperdício

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de fevereiro de 1993 com o objetivo principal de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais, sobretudo, a água.

A escolha de um dia exclusivo e dedicado à água ressalta sua grande importância na vida das pessoas e ao equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e a preservação desse bem, que desde sempre é explorado indiscriminadamente pelo homem.

A água é um recurso natural renovável, que ocupa aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta. No entanto, estima-se que 97,5%  seja salgada e não adequada ao consumo, nem mesmo para a irrigação de plantações. Dos 2,5% de água doce, a maior parte, 69%, estão nas geleiras, 30% são águas subterrâneas e 1% encontra-se nos rios.

Além de ser um recurso limitado, a água doce disponível é distribuída de forma desigual pelo mundo e 60% está disponível em apenas 10 países: Brasil, Canadá, China, Colômbia, Congo, EUA, Índia, Indonésia, Peru e Rússia. O Brasil, por exemplo, é um país privilegiado por dispor de mais água doce do que qualquer outro país no mundo, abrigando, inclusive, a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia do Rio Amazonas. Mesmo assim, o país registra um alto índice de desperdício: dependendo do município, até 60% da água tratada se perde em vazamentos de tubulação.

Muitas empresas aproveitam a data e desenvolvem campanhas com essa temática, posicionando a marca como uma empresa engajada nas causas ambientais e conscientizando seus públicos. Assim, as organizações acabam investindo em sua imagem e também cumprem sua responsabilidade social. Por isso, separamos três cases de sucesso para você conferir.

Canal Off sem água – Stella Artois e ONG Water.org

Nessa ação de conscientização criada pela CP+B, a Stella Artois, em parceria com a ONG Water.org, mostrou aos espectadores do Canal Off os efeitos da escassez de água.

Em 2017, a cervejaria realizou uma outra parceria com a ONG, na qual doava $6,25 de cada cálice especial vendido.

Cada Gota Conta – Colgate

Com o objetivo de engajar a população brasileira contra o desperdício, em 2016, a marca de creme dental Colgate, em parceria com a rede de hotéis Marriott, colocou adesivos no fundo das pias de todos os quartos e das áreas públicas dos hotéis da rede, em São Paulo e em Recife.

O material trazia mensagens como “A água que você desperdiça é a água que eles precisam”.

Xixi no banho – SOS Mata Atlântica

Desenvolvida pela F/Nazca para a SOS Mata Atlântica, a campanha Xixi no Banho ganhou prêmios e causou diversas discussões. A ideia foi levantar a questão da preservação do meio ambiente de forma descontraída.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.