Ariel Bentes; 12/03/2019 às 17:02

Dia Mundial contra a Cibercensura X 30 anos da World Wide Web

Coincidentemente, a evolução da tecnologia e a sua censura marcam o dia 12 de março

Hoje, 12 de março, é o Dia Mundial contra a Cibercensura. A data foi criada em 2009 pela ONG, Repórteres sem Fronteiras (RSF), com o intuito de lutar pela liberdade de expressão na internet.

Coincidentemente, na mesma data, comemora-se hoje 30 anos de existência da Rede Mundial de Computadores (World Wide Web). Criada pelo engenheiro britânico Tim Berners-Lee, a WWW designa a estrutura de computadores e dispositivos conectados através de um sistema de comunicação, com o objetivo de compartilharem informações e recursos entre si.

Mas, atualmente, nem todo mundo ainda tem acesso livre a Rede. Países como Irã, Arábia Saudita e China, são alguns dos governos que são considerados “inimigos da internet”, pois controlam o acesso da mesma, impossibilitando que a sociedade reivindique os seus direitos e denuncie crimes praticados pelo governo. Segundo a organização, bloquear sites de mídia independente é uma das estratégias mais utilizadas pelos governos que retém informação, além disso, os “netcidadãos” tornam-se alvos de retaliações dos mesmos.

Por isso, desde 2015, a RSF promove a Operação Collateral Freedom, que tem como objetivo liberar o acesso a informação digital nos locais em que ela é proibida.  A operação utiliza a técnica de “sites espelho”, no qual é colocado online uma cópia do site bloqueado num serviço de hospedagem inserido em “nuvens”. Dessa forma, dez sites tiveram o acesso liberado para a população em 2015, seis em 2016 e cinco em 2017.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.