Hilana Rodrigues; 07/07/2021 às 11:09

Dia D contra a Influenza acontecerá no próximo sábado

A vacinação segue durante todos os dias da semana, das 7h às 21h

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)  anunciou a ampliação da vacinação do Dia D contra a influenza (gripe) para o próximo sábado, 10.

Com sintomas semelhantes a de casos moderados da Covid-19, a Influenza gera, anualmente, uma rede de imunização. Iniciada em abril, segue com atendimento nas 171 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A lista com o endereço das salas de vacina pode ser acessada diretamente no link. O funcionamento segue de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h. 

Este ano, a vacinação foi ampliada e passa a contemplar todas as faixas etárias, a partir dos 6 meses de idade. Além de crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, idosos, indígenas, professores e outras dez categorias definidas pelo Ministério da Saúde (MS).

Além do Dia D, a prefeitura amplia a campanha, na próxima segunda-feira, 12, para toda a população ainda não vacinada, com funcionamento das 8h às 16h. A orientação é que os grupos prioritários procurem as UBSs ao longo da semana ou um dos pontos alternativos de vacinação no próximo sábado, Dia D, para receberem a vacina. 

“A população tem respondido à campanha de vacinação contra a Covid-19, mas é preciso lembrar que outras medidas de prevenção à saúde continuam, em paralelo. Este é o caso da campanha de imunização contra a influenza, para a qual será necessária uma grande adesão nesta reta final. Precisamos que nossa população esteja protegida contra esse outro tipo de infecção respiratória que, em alguns casos, pode ser tão ou mais grave que a Covid”, afirma Shádia Fraxe, secretária municipal de saúde.

Grupos prioritários

Também são considerados prioritários os grupos de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas. 

Orientação

Vale lembrar que as pessoas devem ficar atentas ao intervalo de 14 dias entre as doses de vacina contra Covid-19 e contra a influenza. É preciso aguardar 14 dias entre uma e outra. 

Precisa apresentar o documento de identidade original, com foto, o cartão de vacina e para grupos específicos, como trabalhadores da saúde e professores, o contracheque ou a carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício. No caso dos caminhoneiros, é preciso apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D ou E.

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.