AmazôniaNotícias

Designer especialista em marcas, Tanous O’Azzi criará identidade visual do Teatro Amazonas

Na quarta-feira, 23, foi anunciado que o designer gráfico especialista em marcas, Tanous O’Azzi, venceu o concurso para criação da identidade visual comemorativa aos 125 anos do Teatro Amazonas, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento (AADC).

De acordo com a proposta apresentada, o símbolo da assinatura visual foi criado a partir da cúpula do Teatro, uma parte icônica do monumento, utilizada como elemento gráfico para compor as peças de toda a parte de comunicação. Para a tipografia, o designer escolheu dois estilos: uma fonte serifada com traços tradicionais e clássicos para transmitir elegância e a história do Teatro; e uma fonte sem serifa para compor textos longos e representar o tom moderno da marca no universo digital.  

A conexão do criativo com o Teatro Amazonas vem de longa data. Em entrevista ao Mercadizar, Tanous conta que passou boa parte de sua infância, adolescência e início da vida adulta dentro do teatro por conta de seu pai, o artista Celdo Braga. Ele conhecia todas as partes e curiosidades do lugar. Por muito tempo, achava tudo muito robusto e hoje, como designer e um olhar mais apurado, vê que a forma como foi o teatro foi adornado, emoldurado e construído é muito delicada.

Por isso, para a criação da identidade visual, sua ideia foi trazer esta delicadeza para a marca: “com inspiração que vem desde os arcos da construção da cúpula ao formato das luminárias e postes, mas principalmente queria expressar na marca a ideia de interação e flexibilidade. Trouxemos também uma paleta inspirada na época de ouro da borracha e também da Belle Époque percebida na tipografia. Fechamos com um apoio para marca criando um padrão que é a união do grafismo do piso do largo com os losangos da cúpula, ainda com a ideia de interação que existe entre esses pontos turísticos manauaras”.

“Poderia dizer que me sinto muito feliz e realizado pelo fato de ser reconhecido como designer de marcas e principalmente pelo Teatro Amazonas fazer parte da minha vida. Essa marca não expressa só os 125 anos dele, mas também o meu envolvimento com ele. Me sinto honrado”, completa.

Designer formado há 12 anos, Tanous é Diretor de Criação da agência Oto, da qual também é co-fundador ao lado do sócio André Buiati. Um apaixonado pela criação de marcas, para ele, seu trabalho se resume a uma palavra: pertencimento. “Eu amo fazer parte da história que cada marca tem e precisa ser contada, precisa ser percebida. Esse é meu papel, fazer com que seja percebido e valorizado essas histórias através das marcas”.

A marca escolhida vai ser uma ferramenta para as comemorações dos 125 anos de atividade e um item de souvenir do aniversário do Teatro Amazonas. O vencedor do concurso, que faz parte da programação de aniversário do patrimônio histórico, comemorado no dia 31 de dezembro, será contemplado com um prêmio de R$ 5 mil.  

Conforme o edital, o vencedor deverá apresentar o manual de identidade visual em até 30 dias após a divulgação do resultado. Em breve a Secretaria apresentará a nova identidade.

Mais recentes

Eventos

Exposição gratuita celebra 189 anos da Polícia Militar do Amazonas em Manaus

37ª Expo PMAM reúne unidades especializadas, veículos históricos e atrações interativas no Shopping Grande Circular
EventosMúsica

Alcione volta a Manaus para show no feriado de 1º de maio

Apresentação reúne Alcione, David Assayag, Ases do Pagode e Uendel Pinheiro no Studio 5 Centro de Convenções
Eventos

Festival Literário do Centro chega à 4ª edição com Itamar Vieira Júnior em Manaus

Festival será realizado de 24 a 26 de abril, com programação gratuita nas ruas Barroso e Saldanha Marinho
Eventos

Nanda Tsunami faz primeiro show em Manaus no dia 6 de junho

Show será realizado no Mercado de Origem da Amazônia e contará com participação de artistas locais
Eventos

Exposição gratuita celebra 189 anos da Polícia Militar do Amazonas em Manaus

37ª Expo PMAM reúne unidades especializadas, veículos históricos e atrações interativas no Shopping Grande Circular
EventosMúsica

Alcione volta a Manaus para show no feriado de 1º de maio

Apresentação reúne Alcione, David Assayag, Ases do Pagode e Uendel Pinheiro no Studio 5 Centro de Convenções
Eventos

Festival Literário do Centro chega à 4ª edição com Itamar Vieira Júnior em Manaus

Festival será realizado de 24 a 26 de abril, com programação gratuita nas ruas Barroso e Saldanha Marinho
Eventos

Nanda Tsunami faz primeiro show em Manaus no dia 6 de junho

Show será realizado no Mercado de Origem da Amazônia e contará com participação de artistas locais

Relacionadas

Amazônia

Literatura amazônica inspira pavilhão do Pará na Bienal de Arquitetura em São Paulo

Livro de Benedicto Monteiro, relançado em 2025, compõe o espaço ‘Caminho dos Rios’ que destaca saberes e territórios amazônicos
AmazôniaComunicação

Amazônia Legal ganha primeira marca oficial e alfabeto inspirado nos rios para unificar identidade dos nove estados

Projeto criado pela Rotas Amazônicas Integradas e Embratur utiliza curvas reais dos rios da região para formar alfabeto e lança selo ‘Feito de Amazônia’
AmazôniaEventos

Kwati Club recebe 2ª Feira do Artesão de Parintins neste sábado (18/04)

Evento reúne 60 artesãos e reforça valorização da produção local na Ilha Tupinambarana
Acessar o conteúdo