Isabella Botelho; 24/06/2021 às 16:30

Designer especialista em marcas, Tanous O’Azzi criará identidade visual do Teatro Amazonas

Criativo venceu o concurso lançado pela Secretaria de Cultura

Na quarta-feira, 23, foi anunciado que o designer gráfico especialista em marcas, Tanous O’Azzi, venceu o concurso para criação da identidade visual comemorativa aos 125 anos do Teatro Amazonas, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento (AADC).

De acordo com a proposta apresentada, o símbolo da assinatura visual foi criado a partir da cúpula do Teatro, uma parte icônica do monumento, utilizada como elemento gráfico para compor as peças de toda a parte de comunicação. Para a tipografia, o designer escolheu dois estilos: uma fonte serifada com traços tradicionais e clássicos para transmitir elegância e a história do Teatro; e uma fonte sem serifa para compor textos longos e representar o tom moderno da marca no universo digital.  

A conexão do criativo com o Teatro Amazonas vem de longa data. Em entrevista ao Mercadizar, Tanous conta que passou boa parte de sua infância, adolescência e início da vida adulta dentro do teatro por conta de seu pai, o artista Celdo Braga. Ele conhecia todas as partes e curiosidades do lugar. Por muito tempo, achava tudo muito robusto e hoje, como designer e um olhar mais apurado, vê que a forma como foi o teatro foi adornado, emoldurado e construído é muito delicada.

Por isso, para a criação da identidade visual, sua ideia foi trazer esta delicadeza para a marca: “com inspiração que vem desde os arcos da construção da cúpula ao formato das luminárias e postes, mas principalmente queria expressar na marca a ideia de interação e flexibilidade. Trouxemos também uma paleta inspirada na época de ouro da borracha e também da Belle Époque percebida na tipografia. Fechamos com um apoio para marca criando um padrão que é a união do grafismo do piso do largo com os losangos da cúpula, ainda com a ideia de interação que existe entre esses pontos turísticos manauaras”.

“Poderia dizer que me sinto muito feliz e realizado pelo fato de ser reconhecido como designer de marcas e principalmente pelo Teatro Amazonas fazer parte da minha vida. Essa marca não expressa só os 125 anos dele, mas também o meu envolvimento com ele. Me sinto honrado”, completa.

Designer formado há 12 anos, Tanous é Diretor de Criação da agência Oto, da qual também é co-fundador ao lado do sócio André Buiati. Um apaixonado pela criação de marcas, para ele, seu trabalho se resume a uma palavra: pertencimento. “Eu amo fazer parte da história que cada marca tem e precisa ser contada, precisa ser percebida. Esse é meu papel, fazer com que seja percebido e valorizado essas histórias através das marcas”.

A marca escolhida vai ser uma ferramenta para as comemorações dos 125 anos de atividade e um item de souvenir do aniversário do Teatro Amazonas. O vencedor do concurso, que faz parte da programação de aniversário do patrimônio histórico, comemorado no dia 31 de dezembro, será contemplado com um prêmio de R$ 5 mil.  

Conforme o edital, o vencedor deverá apresentar o manual de identidade visual em até 30 dias após a divulgação do resultado. Em breve a Secretaria apresentará a nova identidade.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.