Weronika Garcia; 15/04/2019 às 13:55

Cursos universitários na área de comunicação no Amapá

Confira as faculdades com cursos de comunicação e o que cada uma oferece para a sua formação

O Amapá é o 18º maior estado do Brasil. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 829 494 habitantes em 2018. Quanto aos indicadores sociais, o Amapá possui a 7ª menor taxa de analfabetismo e o 15º maior PIB per capita do país. Agora que você conhece um pouco sobre o estado, o Mercadizar vai lhe apresentar as principais Universidades amapaenses com cursos de Comunicação Social. Conheça as opções e conquiste seu diploma!

Universidade Federal Do Amapá  (Unifap) – Nota MEC: 4

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) é uma instituição de ensino superior pública federal, situada no estado do Amapá. Sua sede está em Macapá, com campus em Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e Mazagão, além de um campus em construção em Tartarugalzinho.  

A Unifap recebe em torno de 9,7 mil novos estudantes por ano, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Além de oferecer cursos de graduação na forma de licenciatura, que habilitam o profissional para a docência de bacharelado. Conta também com programas de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), pesquisa e extensão.

A assistência estudantil é uma das ações que torna a Universidade atrativa aos estudantes. São  ofertados auxílio-moradia, auxílio transporte, auxílio-alimentação, além da Bolsa Permanência e das bolsas de iniciação científica.  

O ingresso nos cursos de graduação da Unifap acontece por meio de Processo Seletivo e também do Sistema de Seleção Unificado (SISU). Cada tipo de seleção preenche 50% das vagas existentes. Para concorrer às vagas do SISU, o estudante precisa prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e obter pontuação acima da nota de corte.

Jornalismo – O curso de Jornalismo tem duração de quatro anos. O currículo de Jornalismo tem disciplinas de diferentes áreas das Ciências Humanas e muitas atividades em laboratório.  É uma graduação que formas profissionais especializados na técnica de produzir e distribuir informações em diversos meios: rádio, televisão, jornais, revistas, internet e até via celular.

Durante a graduação, o aluno terá que se dedicar bastante à leitura de jornais, revistas, sites e ficar ligado em tudo o que se passa no Brasil e no mundo.

Estácio Seama  (SEAMA ) – Nota MEC: 4

A instituição faz parte do grupo Estácio – uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados. Fundada em 4 de outubro de 1998, a instituição de ensino superior particular  tinha como objetivo ofertar cursos inéditos no estado. Atualmente possui 10 cursos de graduação e 8 de pós-graduação para quem busca a entrada ou recolocação no mercado de trabalho, entre eles o de Comunicação Social em Jornalismo.

Durante sete anos a Seama foi eleita a melhor faculdade particular do estado do Amapá.   O Campus fica localizado de forma estratégica em bairro nobre da capital amapaense. Possui infra-estrutura construída especificamente para atividades de ensino. Todas as salas são climatizadas, com iluminação adequada, carteiras ergonômicas, quadros magnéticos brancos e centrais de ar-condicionado silenciosas proporcionando um ambiente adequado para o ensino-aprendizagem. O prédio é um dos maiores do estado, com cerca de 8.400m2 construídos.

O Espaço Estágio e Emprego – E3 é uma  das atrações da instituição para atrair estudantes, por ter como proposta  a garantia e a inserção de alunos no mercado de trabalho durante a graduação. Por meio da iniciativa, universitários recebem orientações para a carreira profissional com vagas de estágio e emprego, indicação de oportunidades de acordo com perfil em empresas parceiras, informes sobre feiras e integração da empresa-escola.

O E3 também oferece ao público geral um blog que aborda temas ligados ao mercado de trabalho e oferece dicas acadêmicas, comportamentais, de recrutamento e seleção.

JORNALISMO – Além das técnicas necessárias para o exercício da profissão, o curso prepara o aluno para atender às necessidades de mercado jornalístico. A grade curricular é multidisciplinar e inclui matérias voltadas para geração de conteúdo digital. As aulas práticas são realizadas nos laboratórios de TV, Rádio, Fotografia e Informática.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – O curso de Publicidade e Propaganda da Seama foi reconhecido em 2005. Com o egresso o acadêmico terá  condições de trabalhar o desenvolvimento econômico e social, a partir das características regionais, atento às demandas sociais e profissionais da área:   planejar, executar e administrar campanhas de comunicação, definindo objetivos, táticas e estratégias que envolvam ações de promoção de vendas, merchandising, marketing direto e pesquisa mercadológica, bem como coletar as informações do cliente, organizá-las e gerenciá-las a fim de conceber um plano de trabalho.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.