Por Weronika Garcia; 19/02/2019 às 07:36

Cursos universitários na área de comunicação em Manaus

Confira as faculdades com cursos de comunicação e o que cada uma oferece para a sua formação

cursos de comunicação em Manaus

Em Manaus há diversas instituições aptas para Comunicação Social e o Mercadizar vai te dar uma mãozinha rumo a graduação. Conheça as principais universidades da capital amazonense para você que deseja atuar na área de comunicação.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Nota Mec: 3

 A Universidade Federal do Amazonas é uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. Atualmente a universidade está entre as 50 melhores instituições públicas de Ensino Superior, avaliadas pelo o Ranking Universitário Folha (RUF 2018).

Nos cursos de Comunicação Social, tanto Jornalismo como Relações Públicas, a prática é requisito indispensável para uma formação completa. Os laboratórios fotográficos, de vídeo, áudio e webjornalismo, assim como a Agência Experimental de Comunicação para o curso de Relações Públicas, ganharam, em 2018, um novo prédio para expandir e modernizar atividades: o Bloco Erasmo do Amaral Linhares.

A estrutura representa a materialização de um sonho da comunidade acadêmica FIC, que agora tem toda uma condição adequada com salas de aula, salas de professores, laboratórios e toda uma estrutura para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Desse ponto de vista, nós conseguimos um grande avanço para que a FIC possa, nas avaliações futuras do MEC, seja no âmbito da graduação ou dos seus cursos de pós-graduação, ter uma avaliação positiva na medida em que a “infraestrutura” é um item importante na avaliação”, destacou o reitor da Ufam, Sylvio Mário Puga Ferreira.

Trabalhos que já foram realizados: Nos últimos anos alguns trabalhos se destacaram e ganharam prêmios, como o projeto “Lácrima”, que foi indicado como o melhor blog de Comunicação Social da região norte por dois anos consecutivos. O blog traz o olhar fotográfico da cidade, das situações do cotidiano, e alguns trabalhos dos alunos de fotografia, fotos antigas, personagens e pessoas comuns, e a revista Mutações, que é uma publicação semestral de caráter técnico-científico que reúne trabalhos inéditos relacionados à cultura, linguagem e especialidades.

Saiba mais acessando o site: https://ufam.edu.br/

A Martha Falcão | Wyden  – Nota Mec: 3

A Faculdade Martha Falcão iniciou suas atividades em 2000. De educação particular, um de seus diferenciais é que no ano de 2014, passou a integrar a Wyden Educacional, oferecendo aos alunos padrão internacional de ensino com programas de intercâmbio para mais de 50 instituições.

Jornalismo – Na graduação, o estudante é qualificado a avaliar e relatar os acontecimentos sociais, realizar assessoria de imprensa, entre outros. A grade curricular de jornalismo combina conteúdos teóricos e práticos. O jornalista será habilitado a trabalhar em emissoras de televisão, rádio, agências de comunicação, órgãos públicos, além de também poder atuar como repórter, editor e assessor de imprensa.

Marketing – O curso de Marketing é responsável pela formação de profissionais para gerenciar a marca de um cliente ou da sua própria empresa, através de ferramentas que posicione e valorize o produto. A graduação dura em média quatro anos para bacharel e dois anos para tecnólogo, sendo oferecido nas modalidades presencial e Marketing EAD.

A grade curricular de Marketing abrange as disciplinas de estratégias de marketing, comportamento do consumidor, branding e pesquisa de mercado. O campo de atuação para esse profissional é amplo e aquecido, o profissional em marketing pode atuar na área merchandising, consultoria, planejamento e muitos outros.

Atenta às exigências do mercado de trabalho, a Faculdade ampliou seu portfólio de cursos, oferecendo opções de formação rápida e de cunho mais prático, além de ofertar bolsas de ensino. Para mais informações acesse: https://www.wyden.com.br/fmf

Faculdade Boas Novas – Nota Mec: 3

 A Faculdade Boas Novas é uma instituição de Ensino que, há 13 anos, coloca profissionais no mercado com todos os cursos reconhecidos e aprovados pelo MEC. Mantém uma excelente colocação no Ranking das Universidades do Brasil (RUF), estando entre as 5 melhores Instituições de Ensino Superior do Amazonas.

Os cursos são de graduação superior com aula 100% presencial e entre eles temos o curso de jornalismo com teoria e prática desde os primeiros períodos com laboratórios de rádio e TV. O curso é destaque no Congresso de Comunicação – INTERCOM, nas edições regional e nacional.

Site: https://fbnovas.edu.br/site/

 

Universidade Nilton Lins – Nota Mec: 3 

A Universidade Nilton Lins foi fundada em 1988, no estado do Amazonas. Oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão, mestrado e doutorado, nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. São mais de 21 mil alunos matriculados, 47 cursos de graduação e 57 de pós-graduação. Mais de e 430 docentes e quatro campus no Estado de Amazonas.

Na área de Comunicação Social, os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda podem aplicar seus conhecimentos em projetos como a Agência de Comunicação e o Jornal Universitário. Além disso, a Nilton Lins, oferece: Programa de Monitoria, com monitores voluntários e bolsistas; Blog e Nilton Lins News: canais de notícias sobre a instituição e sobre carreira; Iniciação científica e tecnológica: desenvolvimento de projetos de pesquisa; Responsabilidade social: ações sociais para pessoas e grupos em situação de maior vulnerabilidade.

A Nilton Lins ainda oferece bolsas no “Quero Bolsa”, com até 19% de desconto. São 32 cursos com mensalidades a partir de R$ 191,89 entre eles o de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda.

Uninorte – Nota Mec: 5

Centro Universitário do Norte, é uma instituição privada de ensino superior sediada em Manaus. É integrante da rede de ensino Laureate International Universities, e possui atuação em diversas áreas, sendo considerada uma das maiores e mais prestigiada instituições de ensino superior privado do Estado do Amazonas. Está situada no centro da capital e possui uma unidade na zona norte da cidade com cursos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Saúde e Exatas.

Única na cidade a receber nota 5 pelo Mec, a Uninorte vem se destacando com seus cursos e ótimo reconhecimento na educação superior.

Acesse o site e saiba mais: https://www.uninorte.com.br/

 

Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro – Nota Mec: 4

A Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) é uma instituição de ensino superior mantida pelo Instituto Metropolitano de Ensino. A Fametro foi credenciada pelo MEC em 02 de maio de 2002 e hoje conta com quatro unidades em Manaus, todas elas na Avenida Constantino Nery, onde oferece mais de 20 cursos, entre eles: Tecnólogo de Marketing, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A Fametro participa dos programas do Governo Federal Fies e Prouni. Além do Bolsa Universidade, Programa Socioeducacional, com a finalidade de conceder bolsas de estudo Integrais e Parciais do valor das mensalidades.

Site: www.fametro.edu.br

 

Fonte: e-mec.mec.gov.br

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.