Por Weronika Garcia; 04/04/2019 às 15:09

Cursos universitários na área de comunicação em Belém

Conheças as principais Universidades em Comunicação Social do Estado do Pará

Continuando a série de matérias especiais apresentando as principais universidades que oferecem cursos na área da comunicação na Região Norte, hoje o Mercadizar vai falar dos cursos de Comunicação Social das principais Universidades do estado do Pará. Confira:

Universidade Federal do Pará (UFPA) – Nota do MEC: 3

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma instituição de ensino superior pública situada no estado do Pará.  Em 2017, UFPA foi apontada pelo Ranking Universitário Folha como uma das maiores e mais conceituadas universidades da Região Norte, ocupando 27° colocação entre as maiores e mais conceituadas universidades do país.

A universidade oferece 340 cursos de graduação nos campi de Belém, Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.

JORNALISMO – Com mais de 30 anos de história o curso de Jornalismo da UFPA é o único mantido em uma instituição de ensino superior pública no Pará. O curso envolve atividades práticas (em comunicação, fotografia e vídeo) em laboratórios e na produtora Academia Amazônia da UFPA, além de estágios em empresas privadas. É importante que o egresso tenha algumas afinidades em Ética e Legislação, Psicologia, Português, Filosofia, Língua, Estrangeira e História da Comunicação.

Além da graduação, a UFPA também oferta o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, com o Mestrado Acadêmico em Ciências da Comunicação, recomendado pela CAPES.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – O curso de Publicidade e Propaganda oferecido pela Faculdade de Comunicação da UFPA é o único curso ofertado por uma instituição federal de ensino em toda a região amazônica. Anualmente são ofertadas 20 vagas no Processo Seletivo.

A grade curricular envolve atividades práticas em laboratórios de criatividade, de planejamento de mídia, redação publicitária, produção de impressos, direção de arte, produção de rádio e de TV, planejamento de campanhas publicitárias; todas as disciplinas atuam conjuntamente com projetos de extensão e de pesquisa da Faculdade.

Universidade da Amazônia (Unama) – Nota do MEC: 5

 A Universidade da Amazônia ou Unama foi a primeira instituição particular da Amazônia, localizada na cidade de Belém, no estado do Pará. É uma instituição católica fundada em 2013. Hoje, é reconhecida tanto pela infraestrutura que oferece quanto pela grande empregabilidade de seus alunos no mercado de trabalho, após formação.

A Universidade é destaque, entre as instituições públicas e privadas de ensino superior, na lista das melhores da região Norte, com conceito máximo no MEC em diversos cursos, entre eles na área de Comunicação Social.

JORNALISMOO profissional formado no curso de Jornalismo é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação (jornais, revistas, internet, televisão, etc.).  O jornalista participa ativamente de todos os processos de produção de notícias como, por exemplo: a investigação, apuração, organização, resumo e a redação.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – O publicitário é o profissional que une criatividade a técnicas de comunicação para divulgar marcas, pessoas, ideias e serviços.  Na prática, isso significa muito trabalho: atuar desde a pesquisa do público-alvo da mensagem até a criação, produção e veiculação da peça publicitária. O profissional pode trabalhar em agências de publicidade, onde faz o atendimento a clientes e o relacionamento de marcas com a mídia (TV, rádio, veículos impressos, internet etc.).

RELAÇÕES PÚBLICAS – O profissional formado em Relações Públicas é o responsável pela disseminação da comunicação nas organizações, tanto com o público interno quanto o externo. O curso apresenta  muitas disciplinas da área da comunicação, como por exemplo: Comunicação Organizacional, Comunicação Pública e Assessoria de Comunicação. Além disso, o graduando terá ainda aulas que envolvam a área da Administração, como: Economia, Marketing e Teorias da Administração. É  oferecido na modalidade de Bacharelado e tem duração média de quatro anos. Para concluir o curso é obrigatório passar por um estágio e apresentar de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em grande parte das instituições, o curso é oferecido como uma habilitação do curso de Comunicação Social.

Centro de Ensino Superior do Pará (CESUPA) – Nota do MEC:  3

O CESUPA é uma instituição de ensino particular de nível superior, mantido pela Associação Cultural e Educacional do Pará – ACEPA, com sede e foro em Belém, que tem, na participação, o elemento chave para assegurar o nível de qualidade crescente, quer do ponto de vista da eficiência interna, quer do ponto de vista da eficiência externa de seus programas. Os Cursos de Comunicação Social foram criados em 1969 com o objetivo de formar profissionais polivalentes, ou seja, o graduado era formado em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Atualmente a instituição oferece apenas o curso de Publicidade e Propaganda.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – O Curso de Graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda do CESUPA visa formar profissionais com visão crítica e estratégica dos mercados atacadista, varejista, serviços e indústria, capazes de gerar diagnósticos para tomar decisões gerenciais que propiciem o desenvolvimento da comunicação e da promoção de negócios de forma plena e inovadora.  Tem carga horária de  3.280 horas o equivalente há quatro anos de ensino.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.