O Mercadizar já lhe apresentou as principais Universidades do Acre, Roraima, Amapá, Pará e Amazônia com cursos de Comunicação Social. Desta vez, e continuando com a premissa de apresentar e valorizar as instituições da região Norte do País, vamos te dar mais um “empurrãozinho” rumo à graduação, mas agora em Rondônia.
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Nota do MEC: 3
A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) é a única universidade pública de Rondônia. A universidade possui 8 campi espalhados pelas seguintes cidades: Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena. A sede administrativa da UNIR fica em Porto Velho, onde estão a
Reitoria e as Pró-Reitorias.
Além dos campis, sua estrutura atual é composta por cinco Núcleos no Campus de Porto Velho; 56 Cursos de Graduação; 18 Cursos de Mestrado; três Cursos de Doutorado; 800 Professores; 475 técnicos-administrativos, mais de 628.808 livros nas Bibliotecas e cerca de 110 grupos de pesquisas.
A UNIR forma profissionais para diversas áreas do conhecimento e possui projetos de
pesquisa e extensão – entre eles de Jornalismo.
JORNALISMO – O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Campus de Vilhena, começou a funcionar no primeiro semestre de 2002. A primeira turma formou-se em agosto de 2009. O curso tem duração de quatro anos e é realizado no período da noite.
Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná – CEULJI/ULBRA
O Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná (Antiga CEULJI/ULBRA) é uma instituição privada de ensino superior, localizada no município de Ji-Paraná, Rondônia. Unindo tradição e reconhecimento, a CEULJI/Ulbra agora faz parte de um dos maiores grupos educacionais de Brasil, oferecendo mais de 30 cursos reconhecidos pelas excelentes pontuações junto ao MEC em Porto Velho e Ji-Paraná.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – Forma profissional para atuar nas áreas de criação, redação, atendimento, planejamento, mídia e produção (gráfica ou eletrônica). O curso fundamenta as três habilitações na filosofia da comunicação integrada. O diplomado neste curso, além de estar em consonância com as atuais necessidades do mercado, tem a possibilidade de concluir a sua graduação em menos tempo do que os cursos similares oferecidos no estado, ou seja, em três anos e meio.
JORNALISMO – O curso é presencial e a graduação ocorre em menos tempo do que os cursos similares oferecidos no estado. São três anos e meio de aprendizado. Visa formar profissionais para atuarem nas áreas de jornalismo gráfico, radiojornalismo, redação e produção, telejornalismo ou assessorias de imprensa.
União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON – Nota DO MEC: 3
A União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON mantenedora da Faculdade de Educação de Porto Velho e da Faculdade Interamericana de Porto velho é uma instituição de ensino superior privada com ampla referência no mercado. Há 16 anos atuando no estado de Rondônia, a IES oferece 17 cursos em Graduação, mais de 50 em Pós-Graduação e diversos cursos de extensão acadêmica e profissional. A Instituição foi concebida com a preocupação de oferecer cursos voltados para a realidade da região – entre eles Jornalismo e Publicidade e Propaganda e pós graduação em Marketing (Marketing e Inteligência de Mercado / Gestão Estratégica de Marketing).
JORNALISMO – O curso tem duração de oito semestres e é presencial. O mercado de trabalho se destaca nas emissoras de TV, principalmente no interior do estado, rádios, produtoras, estúdios, Web jornais, assessorias de imprensa, agências de publicidade, departamentos de comunicação e setor educacional.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – O curso de Publicidade e Propaganda oferece ao acadêmico a oportunidade de desenvolver a capacidade criativa na busca de soluções estratégicas em comunicação. Tem duração de oito semanas e é presencial. O mercado da comunicação está permanentemente em crescimento, logo, a demanda de profissionais qualificados para preencher essas vagas nunca termina, principalmente na região Norte do país. A característica mais interessante dessa região é que existe espaço tanto para os profissionais que almejam uma carreira em uma grande empresa, quanto para empreendedores que consigam enxergar nichos de mercado para aplicarem um trabalho diferenciado, e isso é o que não falta em Rondônia.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.