Hilana Rodrigues; 19/05/2021 às 13:30

Curso de Letras da Ufam reúne expoentes da literatura amazônica em congresso on-line

Realizado entre os dias 15 e 18 de junho, poderão participar desde a comunidade da Ufam, até o público externo

Com o objetivo de debater e celebrar a literatura amazônica, a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam), promoverá o evento Efemérides Amazônicas de Letras entre os dias 15 e 18 de junho, onde poderão participar desde a comunidade da Ufam até o público externo.

O Congresso, realizado pelo Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas sobre Língua e Literatura de Expressão Amazônica (Gremplexa), será gratuito e ocorrerá de forma on-line, transmitido pela página do grupo no Facebook. Efemérides Amazônicas de Letras é um evento anual da Flet/Ufam realizado desde 2014.

Na programação haverá convidados palestrantes de referência no Estado, como: Paes Loureiro, professor de filosofia da arte e pesquisador do imaginário na cultura Amazônica, Zemaria Pinto, Especialização em Literatura Brasileira e Mestrado em Estudos Literários e os professores Maria Luiza Germano, Cássia Nascimento, Carlos Guedelha e a Iná Rafael como palestras em alusão às obras de Elson Farias, Thiago de Mello e Astrid Cabral 

A Gremplexa é liderada pelo professor Carlos Guedelha e a professora Iná Isabel com o intuito de desenvolver estudos sobre literatura de expressão amazônica, estudos metafóricos e sobre diálogos entre literatura e linguística, outras artes realizam  eventos científicos com número expressivo de pesquisadores e estudantes da Ufam e outras universidades.

Confira a programação

Dia 15/06

14h – Abertura

14h30 – Título: Em alusão – 30 anos – Cultura amazônica, uma poética do imaginário

Convidado: Paes Loureiro

18h30 – Título: Em alusão – 60 anos – Barro Verde, Elson Farias

Convidada: Profª Dra. Maria Luiza Germano

Dia 16/06

14h30 – Título: O poeta, a poesia e os poemas em Silêncio e Palavra, de Thiago de Mello.

Convidada: Profª Dra. Cássia Nascimento

16h – A cultura amazônica

Convidada: Profª Dra. Iná Rafael

Dia 17/06

14h30 – Título: Em alusão – 20 anos – Música para surdos, de Zemaria Pinto

Convidado:  Zemaria Pinto

Dia 18/06

14h30 – Título: Em alusão – 40 anos – Torna-viagem, de Astrid Cabral

Convidado: Prof. Dr. Carlos Guedelha

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.