Ariel Bentes; 20/04/2020 às 18:00

‘Conto Ribeirinho’ é o primeiro podcast da Na Cuia Produtora Cultural e da IFNOPAP

O primeiro episódio conta a história da Matinta Pereira e já está disponível no Spotify

Com o objetivo de resgatar e divulgar histórias do imaginário popular da Amazônia, nasceu o podcast “Conto Ribeirinho”. Criado pela Na Cuia Produtora Cultural em parceria com o projeto Imaginário das Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (IFNOPAP), o podcast transporta narrativas coletadas de forma analógica para a internet, em um formato mais moderno e acessível, se tornando opção de entretenimento e valorização da cultura amazônica nesse período de isolamento social no qual se encontra a população brasileira.  

O IFNOPAP é um projeto integrado de pesquisa e extensão vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), que por meio de seminários embarcados viajou por toda Amazônia paraense coletando narrativas do imaginário amazônico da capital e dos municípios do interior do estado. Foram 133 locais visitados, entre a Amazônia urbana e ribeirinha. 

Desde 1994 o projeto navega entre rios e florestas, documentando histórias contadas por ribeirinhos, pescadores e entre outros habitantes da Amazônia, que juntas somam mais de 5 mil narrativas. São relatos de vida, de visagens, mitos e lendas que envolvem seres encantados e tantos outros personagens do imaginário amazônida, alguns já bastante conhecidos dos paraenses e outros nem tanto assim. 

A professora Socorro Simões, idealizadora e coordenadora do projeto fala da importância de trabalhar estas narrativas históricas em um novo formato. “a Na Cuia acabou modernizando o que foi recolhido em 25 anos de IFNOPAP. Como mentora do projeto, tenho trabalhado essas narrativas que já deram material para 34 dissertações de mestrado, 8 teses de doutorado, 76 trabalhos de especialização e já não sei mais quantos TCC´s,  e de repente me surpreendi com o podcast, porque nós vivemos hoje com a modernidade, com a tecnologia disponível para que o conhecimento se propague. Eu considero o podcast sendo um veículo de modernização das narrativas, e fico muito contente com os feedbacks que estamos recebendo”, disse ela.

O Conto Ribeirinho é o primeiro da série de quatro podcasts que serão produzidos pela Na Cuia Produtora Cultural, em parceria com o projeto integrado IFNOPAP e a Rádio Web UFPA, como resultado do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2019, todos trazendo especificidades da cultura amazônica.    

Durante a produção do podcast a equipe passou por um extenso trabalho de pesquisa e de curadoria de conteúdo no acervo de narrativas do IFNOPAP. Muitos dos áudios que contém as histórias foram colhidos com uso de gravadores e fitas  analógicas e precisaram de um cuidado especial na edição. 

Para o primeiro episódio, o tema escolhido foi a personagem Matinta Perera, a equipe identificou que entre as narrativas do IFNOPAP, a história da Matinta se repetia diversas vezes, mas que as características desse ser mudam de localidade para localidade. O EP traz histórias colhidas em 1994, nas cidades de Abaetetuba e Ananindeua. Os áudios históricos são costurados por meio de uma narração envolvente, que transporta o ouvinte para dentro dos enredos.

Já o segundo episódio, que será publicado ainda no mês de abril, é sobre as lendas que envolvem as cobras da Amazônia. As gravações são feitas no estúdio da Rádio Web Ufpa. Mensalmente, novos episódios com narrativas de diversos municípios paraenses serão disponibilizados na Rádio Web UFPA e nas principais plataformas de áudio, como Castbox, Google Podcasts e Spotify. 

Acompanhe o Conto Ribeirinho nos links abaixo: 

Rádio Web UFP: https://bit.ly/3boHlrd

Plataforma Anchor: https://bit.ly/3czaOyR

Podcast’s de Belém: https://bit.ly/2RS62Ex

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.