65% dos leitores de veículos digitais no Brasil aumentaram o consumo de notícias, é o que afirma uma pesquisa conduzida pela Provokers, encomendada pela Luminate, organização filantrópica global. Além disso, o levantamento revela que 92% desses leitores acessam notícias por meios digitais ao menos duas vezes por semana e 83% diz acessar notícias ao menos uma vez ao dia.
A pesquisa também revelou que as plataformas digitais correspondem a 59% de todo o conteúdo de notícias consumido no Brasil, destacando o crescente domínio das plataformas digitais como fontes primárias de notícias e informações. Com o estudo, também foi possível observar que os brasileiros estão dispostos a pagar por conteúdo de notícias digital, visto que 16% já pagam por pelo menos uma assinatura de notícias ou serviço.
Apesar de um número modesto, ele mostra que a disposição por pagar por notícias digitais no país é maior do que em outros lugares do mundo que possuem esse mercado mais estabelecido, como Reino Unido (8%) e Alemanha (10%), ficando atrás dos Estados Unidos (20%). Além de pagar pelas notícias, a pesquisa mostra que 26% dos consumidores no Brasil estão dispostos a fazer doações voluntárias a veículos digitais.
“Nos pareceu surpreendente e encorajador que a parcela de consumidores que paga por notícias é comparativamente alta no Brasil. Isso é especialmente interessante, considerando o mercado brasileiro começou a experimentar com modelos de assinatura posteriormente aos Estados Unidos e a países Europeus, cujos níveis de subscrição são menores”, disse Rafael Georges, representante da Luminate no Brasil, ao Meio & Mensagem.
Para ter acesso a outros dados e informações apresentados pela pesquisa, clique aqui.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.