Por Isabella Botelho; 23/08/2019 às 12:00

Conheça Rod Castro

Confira entrevista exclusiva do redator ao Mercadizar.com

Eu tenho certeza que em algum momento da sua vida você já se pegou cantando alguma musiquinha de anúncio exibido na televisão ou veiculado no rádio que gruda feito chiclete. Conhecidos como jingles, as músicas publicitárias que divulgam uma marca ou produto costumam ser contagiantes, repetitivas e com letras fáceis de memorizar.

O Mercadizar.com conversou com o publicitário Rod Castro, que atualmente trabalha como Diretor de Criação e redator na Mene & Portella. Autor de grandes sucessos, ao longo de sua carreira Rod já escreveu mais de 200 jingles, boa parte deles em parceria com Paulo Marinho.

Rod começou a compor musiquinhas aos 6 anos de idade, como forma de retribuir o carinho que outras crianças tinham por ele, que tem paralisia no braço direito. Em entrevista exclusiva, ele falou sobre sua carreira e o processo de criação dos jingles, que, para ele surgem naturalmente.

“É natural para mim criar músicas. Antes era para tirar sarro, hoje é para resolver uma questão, informar as pessoas, lembrar algo. Normalmente, eu costumo parar e tento perceber quem será o verdadeiro consumidor daquela música/jingle e procuro um estilo musical que atingirá aquela pessoa, pois a mensagem tem que ficar na mente daquela pessoa específica”, afirmou Rod.

Uma de suas especialidades são os jingles de campanhas políticas, que, para ele, devem ser marcantes e, por serem fáceis de memorizar, devem acertar o público em muito menos tempo do que qualquer outra peça publicitária. Destes, “Orgulho de Ser Amazonense”, composto em 2009 para o Governo do Estado do Amazonas e em parceria com Marinho, é um dos mais marcantes, sendo lembrado pelo povo amazonense até hoje.

“Eu acho que a dificuldade do tema faz com que você tenha mais apreço pelo trabalho. Fazer um jingle institucional de Governo sempre é uma missão que merece trabalho e atenção. O ‘Orgulho de Ser Amazonense’ foi o maior sucesso que tive, fiz o início desse jingle fazendo a mamadeira do meu primeiro filho”, complementou. 

Ao longo de sua carreira, Rod também fez  jingles para empresas de gás, de água, construtoras, concessionárias de carros, drogarias, pizzarias, petshops, lojas de informática, lojas de varejo, material de construção, escolas/faculdades, shoppings, canais de TV e muitos outros.

Confira:

Orgulho de Ser Amazonense – 2009

https://www.youtube.com/watch?v=SGwlf5PfwUM&feature=youtu.be

Cliente: Governo do Estado do Amazonas

Agência: Mene & Money

Peças: VT Institucional e Encerramento de Ano

Produção: Samba Tango (Dir. Valdemar)

Redator: Rod Castro (co-autoria de Paulo Marinho)

Diretor de Arte: Dayd Costa

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.