Ariel Bentes; 26/02/2019 às 16:31

Conheça Cesar Edgar, grande nome da ilustração manauara

Em entrevista ao Mercadizar, Cesar falou sobre a carreira, inspirações e processo criativo

No dia 26 de julho de 2017, o Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assinou o decreto municipal que instituiu a utilização do Brasão como identidade visual oficial do município. Assim, sob a direção artística da agência Mene & Portella o ilustrador, Cesar Edgar da Silva, fez como freelancer, a releitura do símbolo com o intuito de resgatar a história da cidade.

Em entrevista exclusiva ao Mercadizar, Cesar Edgar, contou como ocorreu o processo deste trabalho. “Nesse caso em específico, a agência fez toda a parte de embasamento histórico, pesquisa e me deu todo suporte para que a arte fosse desenvolvida dentro das especificações e que eu me preocupasse mais com a parte artística do trabalho. Manter a essência do Brasão já existente era o desafio, portanto me preocupei com simetria, manter a pintura das imagens internas mais soltas para manter esse aspecto mais tradicional, atribuir um dourado fosco no escudo, composição, etc.”, disse Edgar.  

(Créditos: Cesar Edgar)

Além disso, ele afirmou que este trabalho é um dos mais importantes para a sua carreira.

“Foi algo que eu não esperava que fosse acontecer e me deixou ansioso só de imaginar a responsabilidade.  Mas no final das contas é uma sensação indescritível fazer parte da história da nossa cidade.”, declarou.

(Créditos: Cesar Edgar)

Cesar Edgar, é formado em Administração de empresas pela Universidade Nilton Lins e estudante de Design Gráfico pela Faculdade Martha Falcão. Além disso,  ele já foi ilustrador do Jornal A Crítica e da empresa de tecnologia, TH Tech. Ele também foi Backgroud Artist da animação “A Última Balada de El Manchez”, o que lhe rendeu uma menção no Anima Mundi 2017.

Abaixo você confere a entrevista na íntegra com o ilustrador:

Mercadizar: Como é o seu processo criativo?

CE: Ele varia muito dependendo do que é proposto, mas quando é algo mais complexo eu procuro referências, até mesmo crio moodboards, faço alguns rascunhos que podem ser no papel ou diretamente no computador e depois de achar uma composição boa, trabalho na base para depois finalizar. Dependendo da arte, posso fazer também algum modelo 3D como base pra servir como guia e agilizar o processo de acerto da perspectiva, posicionamento etc. O tempo de produção pode variar bastante podendo chegar de 20 a 30 horas, mas os menos complexos eu fecho em, aproximadamente, 5 horas.

Às vezes eu costumo revisar o trabalho no dia seguinte para poder ver de uma nova perspectiva e possivelmente encontrar alguns pontos de ajustes.

Mercadizar: Qual é a importância da ilustração?

CE: Uma mensagem por si só necessita de um reforço visual e a ilustração tem esse papel, ela é importante para que torne a mensagem mais completa e que essa possa carregar sentimentos que tornem a ideia mais atrativa para quem vai consumir.

Julgar um livro pela capa quando não se conhece o conteúdo é normal, e a ilustração tem um papel fundamental que pode ser decisivo na hora da compra. Uma boa ilustração passa credibilidade se bem aplicada.

Mercadizar: Quais são as suas inspirações?

CE:  Uma das primeiras inspirações no início da carreira artística foi uma ilustração do Beto Campos, que mostrava o processo de criação de uma arte de um homem tocando tambor, e foi vendo esse processo que eu descobri que algo que achava muito longe da minha realidade, era possível de se fazer.

Atualmente me inspiro no Otávio Libório (Manaus), James Gurney que escreveu um livro incrível sobre pintura, Sycra que tem um canal no Youtube que me ensinou muita coisa, Zdzisław Beksiński, Peter Mohrbacher, Jason Seiler, Etam Cru, o artista clássico Caravaggio, entre outros.

Quer conhecer outros trabalhos do ilustrador? Acesse o seu portfólio aqui.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.