Tuane Silva; 08/04/2022 às 10:00

Conheça as novas ferramentas de acessibilidade do Google

Novidades utilizam AI para auxiliar deficientes visuais e auditivos em tarefas do dia a dia

O Google apresentou novas ferramentas de acessibilidade em fase teste que estão chegando ao mercado. A companhia informou que a acessibilidade é uma de suas prioridades, pois, segundo os dados, 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo possuem algum tipo de deficiência.

Durante o evento Acessibilidade Show and Tell, os especialistas da companhia apresentaram cinco novas ferramentas inteligentes de acessibilidade digital: Live Transcribe, Live Caption, Sound Amplifier, Lookout e Project Relate.

O Live Transcribe é um aplicativo que legenda as falas do mundo real usando apenas o microfone do telefone, permitindo que pessoas surdas ou com deficiência auditiva vejam transcrições das conversas. 

O Live Caption legenda automaticamente o áudio de vídeos, podcasts, mensagens de áudio e chamadas telefônicas nos dispositivos. A ferramenta funciona inclusive de forma off-line e em ligações e está disponível para Chrome e Android. 

O Sound Amplifier aumenta o volume de áudio ao seu redor para melhorar a clareza auditiva. O usuário pode usar o amplificador de som no telefone Android com fones de ouvido para filtrar, aumentar e amplificar os sons em seu ambiente.

Já o Lookout é um recurso habilitado com inteligência artificial para ajudar pessoas com baixa visão e cegueira a saber quais imagens estão na tela. Usando a câmera do telefone, a ferramenta torna mais fácil a obtenção de mais informações sobre o mundo ao redor e ajuda a realizar tarefas diárias de forma mais eficiente.

Por fim, o Project Relate é um aplicativo que permite que qualquer pessoa com deficiência de fala tenha um modelo personalizado que possa ser usado para transcrever sua fala em texto, repetindo o que é dito e interagindo com as assistentes digitais.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.