Ariel Bentes; 11/12/2019 às 13:30

Conheça Andre Salgado, professor do curso de Produção Publicitária do IFAM

Em entrevista ao Mercadizar, André falou sobre a sua experiência em agências, na SEMCOM e no IFAM

Professor do curso de Produção Publicitária do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) desde 2009, Andre Salgado, mais conhecido como Deco, é formado em Desenho Industrial – Design pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Mestre em Educação e Ciência pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Doutor em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Autônoma de Barcelona, com pesquisa sobre imagem política. André também é um dos nove jurados da 9ª Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing, idealizado por Eulália Ribeiro.  

(Foto: Arquivo Pessoal)

Em entrevista ao Portal Mercadizar, Andre contou que o design surgiu em sua vida através do pai, professor da Ufam e pesquisador da área de criação e arte, que lhe incentivou a cursar design. Abaixo, leia a entrevista completa com o professor:

Mercadizar: Como você iniciou na área do design e da publicidade?

Andre: Quando eu estava na faculdade eu busquei a área de desenvolvimento de produtos. Com a dificuldade de mercado local para essa área eu acabei indo para mercado publicitário. Um mercado mais forte e crescente na época. Me especializei em Comunicação e Marketing. Com isso, agregou muito no processo criativo e passei a entender melhor os objetivos dos clientes e evitando muitos “retornos de ajustes” dos materiais criados.

De agência fui viver e aprender com projetos da Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM), compondo a equipe da Prefeitura de Manaus. Logo após essa experiência, recebi o convite para trabalhar na equipe de comunicação do INDT – NOKIA. Um ambiente mais voltado para pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. 

Com a experiência, nasceu a motivação de compartilhar os conhecimentos adquiridos com jovens estudantes. Isso foi me conduzindo para área acadêmica. Foi quando, incentivado por um amigo, ingressei no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, o IFAM, onde estou desde 2009. 

Mercadizar: O que mais te marcou durante a sua carreira?

Andre: O momento em que fui para a publicidade. Essa transição me marcou pela forma como foi conduzida. Fui trabalhar na Tape Publicidade. Ali, tive toda paciência por parte dos gestores da agência, carinho e compreensão com relação ao desafio de vir de outra área e principalmente, a oportunidade que me foi dada e de acreditarem e confiarem em mim. Pessoas incríveis e que levarei comigo todo carinho, respeito e admiração. 

Mercadizar: Como surgiu o interesse por comunicação política?

Andre: Eu sempre fui envolvido (querendo ou não) no meio. Meu pai convivia muito com políticos ou pessoas conectadas a eles. Essa conexão nunca foi por questões políticas mas por amizade mesmo. Por terem estudado juntos ou amigos de infância. E sempre participei como ouvinte dos encontros de amigos e as discussões que ali ocorriam. Mas considero que o momento que se cristalizou mesmo foi na experiência que tive com a SEMCOM na gestão do Prefeito Serafim Corrêa. Aprendi muito e pessoas maravilhosas me acompanharam naquele momento. Sou muito grato a todos.

Mercadizar: Para você, quais são os desafios de ser professor de comunicação no  Norte?

Andre: O maior desafio para o campo acadêmico sempre será na compreensão do novo. Como acompanhar toda essas transformações? A velocidade de tudo não é mais a mesma. Acompanhar as pesquisas e se manter atualizado constantemente tanto no campo acadêmico quanto de mercado. Trazer para comunicação outras ciências e disciplinas e se fazer entender do porque agregar tudo isso, como: neurociência, AI, Machine Learning, Nanotecnologia, etc. A mudança na forma de ensino/aprendizagem. Fazer entender que comunicação é muito maior que algo superficial.

Quer saber quais os trabalhos científicos produzidos pelo Andre? Acesse aqui a produção bibliográfica do professor.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.