Hilana Rodrigues; 22/10/2021 às 14:30

Conheça a T&S Arte com borracha que transforma sandálias de borracha em esculturas colecionáveis

Com um trabalho artesanal, o empreendedorismo proporciona variadas peças únicas dignas para presenteio

O meio ambiente necessita cada vez mais de produções que respeitem seu ecossistema e volume de material ocupante no planeta. Atrelando isso ao crescente consumo de materiais sustentáveis, a T&S Arte com Borracha é uma ótima dica para compra e presenteio de objetos recicláveis.

Mini esculturas de profissionais ou personalidades pop, objetos de decoração, arte e até esculturas gigantes, essas são algumas das produções que Thiago Ventura é responsável por esculpir a partir de borracha de sandálias.

Um material nada convencional que, segundo Thiago, surgiu como hobby na infância. O artesão, que fazia os próprios brinquedos com diversos materiais, encontrou na borracha a ferramenta para aperfeiçoar as técnicas e transformar, o que antes era brincadeira, em fonte de renda.

“Eu fazia brinquedos com vários materiais que encontrava no fundo do quintal, e por ser resistente, fácil de cortar e modelar, acabou se tornando o material que mais gostei de trabalhar”, afirma.

Vale lembrar que a borracha de sandália, ou chinelo como muitos conhecem, raramente possui destino correto, visto que há poucos pontos de coleta e reciclagem do material, assim como são escassas informações sobre o que fazer com ele.

Mas para o artesão e empreendedor, além de fonte comercial, transformar a borracha que iria para um lixão ou igarapé em esculturas e acessórios dignos de serem entregues como presente lhe proporciona satisfação dupla, conforme explica.

“Saber que estamos dando um novo significado a um material que seria descartado de forma irregular e ainda mais sabendo que essa ação está ajudando na preservação do meio ambiente é de fato muito satisfatório. Poder usar a reciclagem e a criatividade em prol do meio ambiente, e de quebra ser uma fonte de inspiração e renda, é algo que não tem preço”, diz Thiago, orgulhoso.

Atualmente, a elaboração e produção das peças é feita somente por ele e a esposa, Silvana, que também produz ecojoias com as alças das sandálias. Com a popularização das peças e a melhora no cenário atual, o empreendedor pretende aumentar a equipe com mais pessoas.

Ecojoias produzidas por Silvana com alças de sandálias

Thiago ainda informa que, pelos primeiros trabalhos terem sido inspirados no desenho Dragon Ball, as peças que mais sente prazer em produzir são as com temática GEEK que, segundo ele, lhe trazem sensação de nostalgia, remetendo à infância.

Thiago e escultura gigante feita com borracha de sandália
Thiago e a esposa, Silvana

 

Com agenda aberta, as encomendas podem ser solicitadas pelo perfil profissional no Instagram ou pelo contato (92) 99604-7366, o artesão informa que possui apenas uma restrição para a temática a qual a escultura será voltada: “Nós não fazemos obras que venham a difamar ou afrontar preceitos culturais, valores familiares e sociais”.

Exclusividade

Vale realçar que, como as peças são todas produzidas de forma artesanal, elas podem ser consideradas únicas e exclusivas, visto que uma nunca sai exatamente igual a outra. 

Entre os modelos vendidos, pode ser encomendado a produção de avatares da profissão da pessoa, servindo como ótimos e únicos presentes de aniversários e outras datas comemorativas. Assim como objetos de decoração dos mais variados desenhos animados, filmes de ação, ficção ou heróis. Todos com um toque de singularidade.

Doações de material

Como o descarte das sandálias é feito mesmo que o calçado esteja em boas condições, apenas com alças ou outra avaria, a T&S Arte com Borracha aceita doação do material e faz a triagem para reaproveitamento.

“Quando iniciamos formalmente a Arte com Borracha, nossa coleta era realizada durante os eventos em que participamos e também tínhamos um ponto de coleta fixo na UFAM. Porém, com a pandemia a coleta de material ficou um pouco mais difícil, mas ainda recebemos doações de sandálias por meio de nossas mídias no Instagram ou Facebook”, informa Thiago, que lembra que o contato para doação  pode ser feito pelo mesmo número de encomenda.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.