Ariel Bentes; 04/02/2020 às 10:50

Conheça 5 pontos turísticos de Macapá

No dia do aniversário da cidade de Macapá, conheça cinco pontos turísticos da cidade

Hoje, 4 de fevereiro, Macapá, capital do estado do Amapá, comemora 262 anos de idade. Conhecida como a capital no meio do mundo, o município está localizado no litoral do rio Amazonas e é cortado pela linha do Equador. E para você que tem interesse em conhecer a cidade, confira abaixo cinco pontos turísticos de Macapá:

Marco Zero

(Foto: Reprodução/Internet)

Com cerca de 30 metros de altura, o Marco Zero foi construído para marcar a passagem exata da Linha do Equador na cidade. Por meio dele, é possível observar duas vezes ao ano o Equinócio, fenômeno que marca o início da primavera no hemisfério sul e o outono no hemisfério norte, entre os dias 20 e 21 de março e 22 e 23 de setembro.   

Fortaleza de São José de Macapá

(Foto: Reprodução/Internet)

Com 237 anos, a Fortaleza de São José de Macapá foi inaugurada no dia 19 de março de 1782 com objetivo de proteger a margem esquerda do rio Amazonas das investidas francesas de conquistar a região amazônica. A área possui cerca de 30 mil metros quadrados e está aberta a visitação de terça a domingo, de 8 às 18 horas. 

Casa do Artesão

(Foto: Reprodução/Internet)

A Casa do Artesão possui em exposição peças artísticas típicas da região e características da cultura indígena. O local busca contribuir com a preservação e expansão da cultura do estado de Macapá.

Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca 

(Foto: Reprodução/Internet)

Com o intuito de promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, o Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca foi inaugurado em 1997  e leva o nome “Sacaca” em homenagem a Raimundo dos Santos Souza, conhecido no estado pelo seu talento com produtos da floresta. Sacaca faleceu em 1999 e em 2018 recebeu um reconhecimento internacional da academia francesa de artes e letras.

Centro de Cultura Negra de Macapá 

(Foto: Reprodução/Internet)

Localizado no bairro do Laguinho, o Centro de Cultura Negra de Macapá possui um anfiteatro, o Museu Negro, auditório, espaço afro-religioso e uma sala de múltiplo uso. O local foi inaugurado em 1998 com o objetivo de valorizar e preservar a cultura negra e quilombola do Amapá. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.