O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) está cada vez mais próximo e a preparação sobre as matérias se intensifica para alguns participantes.
Pensando em divulgar a preparação, em entrevista ao g1, o professor de literatura Rômulo Arantes listou cinco assuntos da disciplina que podem cair neste ano. São eles:
Teoria literária
Questões envolvendo a estrutura do texto, principalmente sobre o poema, muito rico em elementos variados e atualizáveis. Deve-se lembrar que um poema tem três elementos essenciais – verso, estrofe e ritmo -, e dois elementos acessórios – métrica e rima.
Para texto pós-moderno, o candidato pode se deparar com um poema visual ou marginal. O poema visual é aquele que não tem verso ou estrofe, as palavras são articuladas de forma completamente livre e apresentam um elemento sonoro, semântico e visual. Enquanto o poema marginal, texto predominantemente na Ditadura Militar, o autor expressa o que pensa e, assim, são diversos os temas: amor, medo, vida e morte, social e entre outros, com traço distintivo e linguagem irônica e debochada.
Observação: o candidato deve se preparar para questões sobre o gênero lírico, levar em consideração a dimensão épica, histórica e heroica. Ele também deve ficar atento para o texto satírico, poético e apresenta uma dimensão crítica. A narrativa é uma narração em prova.
Barroco
Para este tema, o candidato deve dar atenção aos escritores Gregório de Matos, Padre Antônio Vieira e às produções artísticas do Barro Mineira. Pinturas do Mestre Ataíde e esculturas do Aleijadinho são indicações de pesquisa para complementar o assunto.
Romantismo
Com três fases frequentemente cobradas no Enem, na prosa, os autores românticos procuravam integrar o território nacional. No teatro, as peças eram críticas e dinâmicas. Para este possível tema, o candidato deve lembrar desses aspectos e as principais referências desta corrente, que são: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves.
Realismo brasileiro
O realismo é um movimento literário que iniciou no Brasil em 1881, após a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Além das características desta corrente, é essencial que o candidato “saiba de cór” sobre as principais obras de Machado.
Modernismo
O modernismo é uma corrente literária que representou a ruptura com padrões e a inovação. Ela surgiu após o pré-modernismo. Lembre-se de associar este movimento com a pós-modernidade, algo bastante cobrado no Enem.
Fonte: g1
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.