Por Ariel Bentes; 04/11/2019 às 17:46

Com o tema ‘Resistências Comunitárias’, 40º Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação ocorreu em Boa Vista

O Enecom aconteceu do dia 27 de outubro a 3 de novembro na UFRR

Organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes (Enecos) desde 1991, o Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação (Enecom), ocorreu este ano na cidade de Boa Vista, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), entre os dias 27 de outubro a 3 de novembro. Com o tema ‘Resistências Comunitárias’, segundo a organização, o evento tem o objetivo de unir estudantes de comunicação por meio de debates, palestras, oficinas e trocas de experiência.

Com uma programação que contou com uma plenária LGBT, mesa sobre comunidades indígenas, além de atividades culturais, o evento teve a participação de estudantes de seis estados: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Pernambuco e Sergipe. Segundo Mairon Compagnon, um dos organizadores do Enecom 2019, o encontro é um evento de resistência e voltado para as minorias.

“O evento ia ocorrer em Sergipe, mas precisou ser transferido para cá. O Enecom é um evento voltado para as minorias mostrarem que estão vivas e que possuem uma voz. Ele não podia deixar de acontecer, principalmente agora no atual governo, e ele aconteceu e foi maravilhoso! Foi importante para mim, não só como estudante, mas como pessoa. Ele é ideal para mostrarmos que, nós minorias, continuaremos resistindo.” , disse Mairon ao Mercadizar.

Em entrevista ao site Amazoom, Maria Beatriz, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas em São Paulo (USJ-SP), disse que estar no Enecom em Boa Vista foi uma oportunidade para conhecer outras vivências.

“ (…) Aqui as pessoas têm uma preocupação social muito grande. Estar em Boa Vista vendo e vivendo essa realidade abriu meus horizontes de uma maneira que não consigo explicar. Vou levar comigo muitas saudades e essa sementinha de consciência social que é tão importante para nós estudantes”, afirmou Beatriz.

O edição de 2020 do Enecom já está marcada para ocorrer na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Saiba mais no perfil do Diretório Acadêmico de Comunicação Social da UFS no Instagram.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.