Ariel Bentes; 20/08/2019 às 16:43

Com 10 anos de experiência, Tempera Filmes atende o mercado de Manaus, Brasília e Goiânia

A produtora já foi filial da Sambatango Filmes e Makro Vídeo

(Foto: Mariana Moreira)

A Tempera Filmes produz VT’s publicitários, documentários, vídeos para internet, casamentos e, hoje, com a entrada do novo sócio, Hélio Neto, Motion Grafics, pretendem  também entrar no mercado de animação 3D. Além de Hélio,a empresa possui mais três sócios: Waldemar Jr, diretor de cena, Leandro Rezende, diretor de cena e fotografia e Beto Nery, diretor comercial.

Em entrevista ao Mercadizar, Waldemar Jr, Leandro e Hélio, além de Andréa Rezende, administradora e financeiro da empresa contaram como a Tempera foi fundada e avaliaram o atual mercado de produção audiovisual da região Norte.

Mercadizar: Como a Tempera foi criada ?

Waldemar Jr: A Tempera começou como Sambatango Filmes. Era uma produtora que já tinha uma matriz em Goiânia e nós resolvemos abrir uma filial aqui em Manaus, pois nós já atendíamos o mercado de Goiânia aqui. Ficamos usando o esse nome até dois sócios nossos saírem da sociedade e ficarem com a matriz de Goiânia. Nós mudamos o nome da empresa e fizemos uma parceria com a Makro Vídeo, ficamos com eles uns três anos mas depois que nos consolidamos mais e a nossa parceria com a Makro ficou distante, decidimos mudar o nome da produtora. Contratamos uma empresa de consultoria para desenvolver um nome para gente e assim surgiu o nome ‘Tempera Filmes’.

Helio Neto: Eu lembro que na época a gente tinha algumas opções de nome, mas a gente escolheu ‘Tempera’ por causa do ideal de que o material chega para gente e nós colocamos o nosso tempero especial, que é a nossa qualidade, nosso diferencial, por isso o nome ‘Tempera’.

Mercadizar: Como avaliam o mercado de produção audiovisual?

Waldemar Jr: Tá complicado em função da crise que o país vive como um todo. Muitos empresários ainda acreditam que produção audiovisual é um custo e não investimento.

Leandro Rezende: O mercado local tem muita mão de obra boa. Na maioria das vezes a galera forma a sua base de conhecimento aqui mesmo por meio de experiência. O cara começa e faz vários trabalhos com muita gente que vem de fora, absorvendo a experiência dessa galera. Não é o ideal, mas tudo vai depender do mercado. Se o mercado reagir, as pessoas voltam a investir nelas fazendo cursos e oficinas.

Mercadizar: A Tempera sentiu com as mudanças do off para o on?

Andréa Rezende: Sentimos diferença sim. Produção para internet e para TV possuem muitas diferenças. Na internet não existe um investimento grande como é para TV. Muitos dizem “Ah, não. É para internet, não precisa gastar tanto.” e devia ser ao contrário, porque ele não tá pagando a mídia, então deveria investir mais na produção. Aos poucos isso está começando a mudar, algumas empresas já entendem que precisa ter produção de conteúdo e não é só ir lá e gravar. Às vezes temos roteiros elaborados e já formatados, antes era só uma ideia e um rabisco. Temos mais pessoas pensando o material como um todo.

Waldemar Jr: As agências precisam ser mais parceiras das produtoras. A maioria delas agora grava também…Por quê? Para diminuir o custo? Nós fazemos essa parte. Vamos tentar agregar, agência e produtora.

Leandro Rezende: A Internet se você for pensar é ponta da cadeia, né. Ela começa na internet mas pode terminar em grande produções e se você banaliza o mercado, as pessoas não se profissionalizam e com isso elas nunca vão dar conta de gerar trabalhos maiores. Não dá para ter aquele papo de ‘eu faço tudo, mas isso eu faço bom e aquilo mais ou menos’. Vai chegar uma hora que ninguém vai aceitar a pagar mais nada e os profissionais não vão conseguir se qualificar. 

Essa política até foi viável por um tempo por conta da crise…agora ele tem que se transformar em algo maior. Senão, a gente vai se prejudicar.

Mercadizar: Quais são os planos para o futuro?

Leandro: Fazer muitos jobs. Temos o sonho de trabalhar com altas produções como filmes e séries e é claro, sempre produzindo conteúdos maravilhosos.

Waldemar Jr: Construir a nossa sede própria também é um sonho!

Abaixo você confere três dos grandes trabalhos da Tempera:

Passo a Paço 2018

VT – Passo a Paço 2018

E aqui está o resultado de mais um super trabalho maravilhoso feito. O nosso muito obrigado pela parceria ManasultCult e Mene & Portella, além de à todos os envolvidos nesse projeto.Cliente: ManausCult Agência: Mene&PortellaDireção de Cena e Direção de Fotografia – Leandro RezendeDireção de Fotografia – Waldemar PoncianoProdução – John Brito @jsdbrittoAssistente de Produção – Johny Vasconcelos e Vanessa SouzaMake-Up: Elianne Coelho, Sofia ReisFigurinista: Hellen BentesAssistentes – Marcos Pontes, Darlon, Marcelo SilvaEletricista – RosivaldoBailarina Principal – Pabi XavierBailarinos – Studio 7 / Balance / Arautos Cia de DançaBanda – Casa de CabaTeatro – Saltimbanco e Potência MáximaCospe-fogo – José Gregório Balões – Norte BalõesBolha- Carlos MelkPatins – Urbanos InlineSkate – Shark OdelicCasting Figurantes – John Brito e Bossué @hb2producoes Edição – Marcelo Otávio. @marcelotavio Finalização: Helio Neto. @heelioneto Produtora de Áudio: Lira MúsicaTráfego Makro Vídeo – Marcia Bentes. @marcinhabentes Atendimento Makro Vídeo – Andréa Souza. @andreaksouza

Posted by Tempera Filmes Manaus on Friday, August 24, 2018

Fametro – Vestibular

VT – FAMETRO VESTIBULAR

.Cliente – Fametro.Agência – One Publicidade.Apresentadora – Vivian AmorimProdutora – Makro Vídeo. Direção de Cena – Waldemar PoncianoCinegrafista – Samuel Silva. Assistentes – Marcos Pontes/ Anderson Oliveira e Ricardo Lima.Operador de áudio – Edson Rodrigo.Eletricista – Rosicleu da Silva Santos. Produção – Elenise Maia. Assistente de Produção – Nicollas Melo @_nicomeloCasting – John Brito @jsdbritto Make-up: Suco Duarte @sucoduarteEdição – Marlon Wanderlan. Finalização: Diono Cabral. Tráfego Makro Vídeo – Marcia Bentes. @marcinhabentes Atendimento Makro Vídeo – Andréa Souza. @andreaksouzaNos acompanhem também pelo nosso instagram: @producaomakroaminstagram.com/producaomakroam

Posted by Tempera Filmes Manaus on Thursday, February 8, 2018

Santo Remédio – Receituário  

VT – SANTO REMÉDIO RECEITUÁRIO

Cliente – Santo RemédioAgência – Vanguarda ComunicaçãoApresentador – Marcelo SerradoDireção de Cena – Waldemar Ponciano. Diretor de Fotografia – Leandro Rezende.Operador de áudio – Edson Rodrigo.Assistente – Marcos Pontes, Anderson Oliveira, Ricardo LimaEletricista – Rosicleu da Silva Santos. Produção – Elenise Maia. Assist. de Produção – Beto PadilhaTP – Nicollas MeloCasting – BossuéMake Up – Suco Duarte Figurinista – Adroaldo PereiraEdição – Marcelo Otávio Finalização: Hélio Neto Tráfego Tempera Filmes – Marcia Bentes. Atendimento Tempera Filmes – Andréa Souza.

Posted by Tempera Filmes Manaus on Thursday, November 8, 2018

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.