AmazôniaNotícias

Com 10 anos de experiência, Tempera Filmes atende o mercado de Manaus, Brasília e Goiânia

(Foto: Mariana Moreira)

A Tempera Filmes produz VT’s publicitários, documentários, vídeos para internet, casamentos e, hoje, com a entrada do novo sócio, Hélio Neto, Motion Grafics, pretendem  também entrar no mercado de animação 3D. Além de Hélio,a empresa possui mais três sócios: Waldemar Jr, diretor de cena, Leandro Rezende, diretor de cena e fotografia e Beto Nery, diretor comercial.

Em entrevista ao Mercadizar, Waldemar Jr, Leandro e Hélio, além de Andréa Rezende, administradora e financeiro da empresa contaram como a Tempera foi fundada e avaliaram o atual mercado de produção audiovisual da região Norte.

Mercadizar: Como a Tempera foi criada ?

Waldemar Jr: A Tempera começou como Sambatango Filmes. Era uma produtora que já tinha uma matriz em Goiânia e nós resolvemos abrir uma filial aqui em Manaus, pois nós já atendíamos o mercado de Goiânia aqui. Ficamos usando o esse nome até dois sócios nossos saírem da sociedade e ficarem com a matriz de Goiânia. Nós mudamos o nome da empresa e fizemos uma parceria com a Makro Vídeo, ficamos com eles uns três anos mas depois que nos consolidamos mais e a nossa parceria com a Makro ficou distante, decidimos mudar o nome da produtora. Contratamos uma empresa de consultoria para desenvolver um nome para gente e assim surgiu o nome ‘Tempera Filmes’.

Helio Neto: Eu lembro que na época a gente tinha algumas opções de nome, mas a gente escolheu ‘Tempera’ por causa do ideal de que o material chega para gente e nós colocamos o nosso tempero especial, que é a nossa qualidade, nosso diferencial, por isso o nome ‘Tempera’.

Mercadizar: Como avaliam o mercado de produção audiovisual?

Waldemar Jr: Tá complicado em função da crise que o país vive como um todo. Muitos empresários ainda acreditam que produção audiovisual é um custo e não investimento.

Leandro Rezende: O mercado local tem muita mão de obra boa. Na maioria das vezes a galera forma a sua base de conhecimento aqui mesmo por meio de experiência. O cara começa e faz vários trabalhos com muita gente que vem de fora, absorvendo a experiência dessa galera. Não é o ideal, mas tudo vai depender do mercado. Se o mercado reagir, as pessoas voltam a investir nelas fazendo cursos e oficinas.

Mercadizar: A Tempera sentiu com as mudanças do off para o on?

Andréa Rezende: Sentimos diferença sim. Produção para internet e para TV possuem muitas diferenças. Na internet não existe um investimento grande como é para TV. Muitos dizem “Ah, não. É para internet, não precisa gastar tanto.” e devia ser ao contrário, porque ele não tá pagando a mídia, então deveria investir mais na produção. Aos poucos isso está começando a mudar, algumas empresas já entendem que precisa ter produção de conteúdo e não é só ir lá e gravar. Às vezes temos roteiros elaborados e já formatados, antes era só uma ideia e um rabisco. Temos mais pessoas pensando o material como um todo.

Waldemar Jr: As agências precisam ser mais parceiras das produtoras. A maioria delas agora grava também…Por quê? Para diminuir o custo? Nós fazemos essa parte. Vamos tentar agregar, agência e produtora.

Leandro Rezende: A Internet se você for pensar é ponta da cadeia, né. Ela começa na internet mas pode terminar em grande produções e se você banaliza o mercado, as pessoas não se profissionalizam e com isso elas nunca vão dar conta de gerar trabalhos maiores. Não dá para ter aquele papo de ‘eu faço tudo, mas isso eu faço bom e aquilo mais ou menos’. Vai chegar uma hora que ninguém vai aceitar a pagar mais nada e os profissionais não vão conseguir se qualificar. 

Essa política até foi viável por um tempo por conta da crise…agora ele tem que se transformar em algo maior. Senão, a gente vai se prejudicar.

Mercadizar: Quais são os planos para o futuro?

Leandro: Fazer muitos jobs. Temos o sonho de trabalhar com altas produções como filmes e séries e é claro, sempre produzindo conteúdos maravilhosos.

Waldemar Jr: Construir a nossa sede própria também é um sonho!

Abaixo você confere três dos grandes trabalhos da Tempera:

Passo a Paço 2018

https://www.facebook.com/temperafilmesmanaus/videos/2114520822142417/

Fametro – Vestibular

https://www.facebook.com/temperafilmesmanaus/videos/1253241114820641/

Santo Remédio – Receituário  

https://www.facebook.com/temperafilmesmanaus/videos/624379321292297/

Mais recentes

EventosMúsica

Espantalho estreia no palco do Teatro Amazonas com show acústico inédito

Espetáculo ‘Acústico Espantalho no Teatro Amazonas’ revisita trajetória da banda com novos arranjos e gravação ao vivo
Entretenimento

‘Uma Noite com a Cia Vilaça’ marca estreia da companhia no Teatro Amazonas

Apresentação ocorre neste domingo (22), em Manaus, e reúne as obras ‘Mulher Jaguar’ e ‘O Astrolábio’
Arte

IX Concurso Ciência e Arte abre inscrições com tema que une Amazônia e astronomia

Com o tema ‘Quando a floresta encontra o cosmos’, a competição é aberta a brasileiros de todo o país e aceita inscrições até 3 de agosto
Arte

Dia do Artesão: no Amazonas, saberes tradicionais viram arte e sustento de famílias 

Celebrado nesta quinta-feira (19), o dia homenageia profissionais que mantêm viva a cultura amazônica por meio do artesanato
EventosMúsica

Espantalho estreia no palco do Teatro Amazonas com show acústico inédito

Espetáculo ‘Acústico Espantalho no Teatro Amazonas’ revisita trajetória da banda com novos arranjos e gravação ao vivo
Entretenimento

‘Uma Noite com a Cia Vilaça’ marca estreia da companhia no Teatro Amazonas

Apresentação ocorre neste domingo (22), em Manaus, e reúne as obras ‘Mulher Jaguar’ e ‘O Astrolábio’
Arte

IX Concurso Ciência e Arte abre inscrições com tema que une Amazônia e astronomia

Com o tema ‘Quando a floresta encontra o cosmos’, a competição é aberta a brasileiros de todo o país e aceita inscrições até 3 de agosto
Arte

Dia do Artesão: no Amazonas, saberes tradicionais viram arte e sustento de famílias 

Celebrado nesta quinta-feira (19), o dia homenageia profissionais que mantêm viva a cultura amazônica por meio do artesanato

Relacionadas

NotíciasSociedade

UEA sedia seminário nacional sobre segurança pública com foco nos desafios da Amazônia

Debate promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros reúne juristas, pesquisadores e representantes do setor produtivo em Manaus e Brasília
Acessar o conteúdo