Sofia Lourenço; 24/07/2024 às 17:15

Coletivo acreano MAHKU participará do ArtRio 2024

Coletivo acreano MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin estará presente na ArtRio 2024, destacando a riqueza cultural dos povos Huni Kuin através de suas obras

O Coletivo MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin, do estado do Acre, terá um estande de artesanato indígena na 14° edição do ArtRio 2024, que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

Artista do Coletivo MAHKU
Imagem: Divulgação

O espaço dedicado à arte indígena será na galeria Carmo Johson Projects, que, além do coletivo, também contará com obras das artistas Kaya Agari e Kássia Borges.

MAHKU é reconhecido por suas expressões artísticas que mesclam tradição e modernidade, utilizando a arte como uma ferramenta de resistência e afirmação cultural. 

A arte do MAHKU é caracterizada por uma iconografia única, focando nas experiências visuais provocadas pela ayahuasca, chamadas de mirações. As obras do coletivo incluem pinturas, desenhos e esculturas que refletem narrativas míticas e histórias ancestrais, integrando figuras humanas e não-humanas de forma complexa e colorida​.

Os artistas Ziel Karapotó e Olinda Tupinambá, membros do coletivo, também participaram da Bienal de Veneza deste ano, com obras no Pavilhão Brasil, e estão na Christal Galeria, que terá artistas exclusivamente indígenas em sua curadoria.

Imagem: Rafa Jacinto / Fundação Bienal de São Paulo

Os artistas estarão dentro do programa Brasil Contemporâneo, com curadoria de Paula Borghi, dedicado a galerias que representam artistas residentes nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

Sobre o Coletivo MAHKU

O MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin) é um coletivo de artistas indígenas fundado em 2013, baseado entre o município de Jordão e a aldeia Chico Curumim, na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Jordão, no Acre. O coletivo é composto por artistas do povo Huni Kuin e é conhecido por suas obras que traduzem visualmente os cantos e mitos tradicionais da cultura Huni Kuin, especialmente os cantos Huni Meka, que acompanham os rituais com a bebida ayahuasca, conhecida como nixi pae.

Imagem: Cleiber Bane/ MAHKU

ArtRio 2024

A ArtRio é uma das mais importantes feiras anuais de arte contemporânea do Brasil. A 14° edição, marcada entre os dias 25 a 29 de setembro, contará com uma ampla gama de obras de arte e projetos, incluindo programas como Solo, Brasil Contemporâneo, Expansão, Revistas e Editoras, e Mira, que apresenta projeções diárias de videoarte​.

Imagem: Divulgação

Além disso, a feira inclui iniciativas como o Prêmio FOCO, que visa descobrir e promover novos talentos das artes visuais, proporcionando oportunidades para residências artísticas e exposições. O prêmio, lançado em 2013, seleciona artistas para participarem de um estande especial na feira e de residências em instituições parceiras após o evento​.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.