Hilana Rodrigues; 26/10/2021 às 12:00

Coca-Cola cria protótipo de garrafa feito 100% de plantas

O objetivo é eliminar totalmente o uso de PET, pela marca, até 2030

A Coca-Cola vem testando alguns protótipos de garrafa como o propósito para comercializar materiais alternativos de embalagem ecológica. Com o primeiro projeto realizado feito com papel, a marca testa agora uma versão sustentável do plástico.

Se as garrafas convencionais usam PET à base de óleo virgem, a Coca-Cola planeja novas são totalmente vegetais, sem tampa e rótulo que não requer combustível, e para isso estão sendo utilizadas duas tecnologias. A primeira usa o paraxileno (bPX), material à base de açúcar de milho, que depois é convertido em ácido tereftálico (bPTA), enquanto a segunda é a conversão da biomassa usada em monoetilenoglicol vegetal (bMEG), diminuindo processos intermediários e emissões de gases.

Em entrevista ao site Packanging Europe, Ben Jordan, diretor sênior de política ambiental na Coca, disse que o resultado final é idêntico ao PET convencional e reforçou que a marca pretende eliminar totalmente o uso de PET virgem à base de óleo das garrafas de plástico até 2030 e usar apenas materiais reciclados ou renováveis.

O objetivo é eliminar a necessidade de petróleo de todas as garrafas plásticas produzidas comercialmente e não só da própria empresa, ou seja, a ideia da Coca é disponibilizar a tecnologia para outras empresas do setor, incluindo marcas rivais de bebidas.

Ao Design Taxi, Dana Breed, diretora de P&D de Embalagem e Sustentabilidade, explicou que a expectativa é desenvolver soluções sustentáveis ​​para toda a indústria. “Queremos que outras empresas se juntem a nós e sigam em frente, coletivamente. Não vemos o conteúdo renovável ou reciclado como áreas em que queremos vantagem competitiva”, afirmou.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.