Patrícia Patrocínio; 08/02/2021 às 18:30

Clubhouse: descubra essa a nova rede social

Na contramão das redes sociais de conteúdos de fotos e vídeos, o Clubhouse é um app baseado em áudio

Uma nova plataforma despertou a curiosidade do público nesses últimos dias, com uma proposta que vai na contramão das redes sociais de conteúdos de fotos e vídeos. O Clubhouse é um app baseado em áudio, como ouvir um podcast ao vivo. 

Como funciona o Clubhouse?

A rede social descreve-se como “um novo tipo de produto social baseado na voz que permite que pessoas em todos os lugares falem, contem histórias, desenvolvam ideias, aprofundem amizades e conheçam novas pessoas interessantes ao redor do mundo”. Trazendo um layout simples com uma página inicial que lista as discussões que estão acontecendo no momento e os chats agendados para mais tarde, o usuário pode entrar e sair de diferentes chats, que se assemelham a um podcast ao vivo.

A sala de conversação é como uma videoconferência, mas com algumas pessoas falando na chamada e a maioria ouvindo, sua regra principal é que não há gravação das conversas nem a possibilidade de salvá-las.O algoritmo da plataforma utiliza tanto da lista de contatos do usuário, quanto das interações de quem o indivíduo escolhe seguir. Assim, as salas sugeridas acabam sendo com base em informações como área de trabalho, interesse e amigos.

Quem pode usar o app?

Até agora o Clubhouse só permite o ingresso de pessoas que receberam um convite de outros usuários da plataforma. No entanto, se você tem um iPhone, pode baixar o aplicativo e reservar um login, ainda que sem convite. Com isso, você entra numa espécie de lista de espera para ser aprovada e conseguir usar o app.

Por que é interessante?

Com uma ideia de conexão, exclusividade e informalidade, o que tem feito o app crescer é a utilização da rede social como uma ferramenta para aumentar o networking. A plataforma também permite que o usuário tenha a chance de ouvir e, quem sabe, até mesmo participar de conversas simples com pessoas ‘famosas’.

O que o app tem de questionável?

A rede social enfrenta problemas em relação à falta de moderação de conteúdo. Segundo o New York Times, a plataforma já recebeu inúmeras reclamações de que não protege os usuários de práticas abusivas dentro dos chats. Além disso, embora não permita que as conversas sejam salvas, isso não impede que os usuários gravem a conversa ao vivo. Embora sua proposta seja diferente das principais redes sociais que utilizamos atualmente, é difícil saber se o modelo consegue sustentar o interesse do público a longo prazo, ou se suas ferramentas podem abraçar outros nichos além do “LinkedIn por voz” e o “papo de celebridades”.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.