Na noite da última sexta-feira, 28, recebemos a notícia de que o ator Chadwick Boseman, que deu vida ao Pantera Negra nos cinemas, faleceu aos 42 anos. Segundo informações da família, o astro lutava contra um câncer de colon desde 2016, quando foi diagnosticado no estágio III. Nos últimos quatro anos, a doença avançou para o nível IV.
— Chadwick Boseman (@chadwickboseman) August 29, 2020
Além de provar que era um lutador também fora das telas, essa informação impressionou ainda mais por percebermos que foi exatamente nesse período que ele interpretou um dos heróis mais aclamados da Marvel. Em 2016, o Pantera Negra apareceu pela primeira vez nos cinemas, no filme Capitão América: Guerra Civil.
Depois disso, ele esteve em filmes como King: Uma História de Vingança, Marshall: Igualdade e Justiça e Destacamento Blood. Mas foi na pele do Rei T’Challa que ele ganhou nossos corações. Ainda em 2018, ele voltou ao papel no filme solo do personagem e em Vingadores: Guerra Infinita. Em 2019, o interpretou pela última vez, em Vingadores: Ultimato.
Como Rei de Wakanda, ele levou a representatividade: quantas crianças e adultos negros não olharam para as telas de cinema e, pela primeira vez, se sentiram representados? Num papel inovador, ele quebrou mitos e estereótipos, e seu Pantera Negra transcendeu para muito além do universo dos quadrinhos. Não era apenas um personagem e não era apenas um filme. Nunca foi. Pantera Negra entrou para história ao ser dirigido e trazer um elenco majoritariamente negro, além de ser o primeiro filme de super-heróis indicado ao Oscar de Melhor Filme. Muito mais que isso, levantou debates raciais e levou a cultura africana aos olhos do grande público.
Ainda segundo o comunicado da família, o ator interpretou muitos papéis em meio a cirurgias e sessões de quimioterapia. “Um verdadeiro lutador, Chadwick perseverou por tudo, e trouxe a vocês muitos dos filmes que tanto amam. De Marshall: Igualdade e Justiça a Destacamento Blood, Ma Rainey’s Black Bottom de August Wilson e muitos mais, todos foram gravados durante e entre incontáveis cirurgias e quimioterapia. Foi a honra de sua carreira trazer à vida o rei T’Challa em ‘Pantera Negra'”.
Boseman deu vida a um herói extremamente marcante para a Marvel e sempre será lembrado por muitas crianças ao redor do mundo como a primeira referência de super-herói negro nos cinemas. Sua partida é uma perda irreparável, mas seu legado viverá para sempre. Wakanda Forever.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.