Hilana Rodrigues; 13/07/2021 às 10:00

Cetam inaugura laboratório Maker voltado para a educação profissional

Serão ministrados cursos na área de tecnologias e controle de processos industriais

Com a proposta de estimular a qualificação profissional no Amazonas, será inaugurado nesta terça, 13, o primeiro laboratório Maker público e gratuito voltado para o ensino profissionalizante.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), está instalada no Instituto Benjamin Constant (IBC), onde os cursos na área de tecnologias e controle de processos industriais serão ministrados.

Por enquanto serão ministrados cursos de manufatura aditiva (Eletrônica, Automação Industrial, Eletrotécnica e Mecatrônica), mas há a ideia de adaptar outros cursos para uso dos equipamentos e máquinas da sala, agregando tecnologia a esses cursos.

O laboratório é pioneiro na região norte e de acordo com o diretor-presidente do Cetam, Profº. Dr. José Augusto de Melo, segue a orientação do governador Wilson Lima de ampliar e aprimorar cada vez mais o ensino profissionalizante no Amazonas, investindo na infraestrutura técnica.

“O governador Wilson Lima tem na educação uma de suas principais ações e determinou que o Cetam amplie a oferta do ensino profissional em todo o Amazonas. Esta sala maker faz parte desse investimento, beneficiando inicialmente os alunos dos cursos de Eletrônica, Automação Industrial, Eletrotécnica e Mecatrônica”, conta.

Conceito “faça você mesmo”

O ambiente tecnológico segue a tendência mundial do Movimento Maker, aplicando o conceito de um makerspace. O local conta com impressoras 3D, plotter e fresadoras, para garantir a materialização de todo conceito de prototipagem 3D, prototipagem de placas de circuitos e plotter de impressão e corte.

A ideia do “faça você mesmo” foi potencializada na pandemia e diante disso o Cetam pensou em softwares e hardwares abertos ou livres para serem utilizados no laboratório Maker.

“Essa iniciativa vai proporcionar que qualquer pessoa tenha acesso para poder aprender a fabricar. Outro ponto a ser destacado é o uso de materiais alternativos como lixo eletrônico, em que podemos aproveitar peças e criar novos protótipos”, ressaltou Reinier Freitas, coordenador de Incentivo à Inovação do Cetam;

Parcerias

O laboratório Maker contou com a parceria da Fundação Muraki, que proporcionou a compra dos equipamentos por meio do Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos da CAPDA/Suframa. Os recursos são oriundos do fundo destinado a Pesquisa e Desenvolvimento (P&DI) da Suframa e foram intermediados pela Fundação e disponibilizados ao Cetam.

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.