Isabella Botelho; 22/04/2020 às 12:00

Celebração online marca os 50 anos do Dia da Terra

A programação será marcada por mensagens de grandes personalidades

Há exatos 50 anos, no dia 22 de abril de 1970, manifestantes ocuparam, simultaneamente, universidades, praças e ruas de todos os cantos dos Estados Unidos. Eles protestavam contra a poluição, o derramamento de petróleo nos oceanos e outras preocupações ambientais da época.  Eram tempos de intenso ativismo político por causa da oposição de, em sua maioria, jovens à Guerra do Vietnã.

Segundo os organizadores, impressionantes 20 milhões de americanos – 10% da população na época – saíram às ruas naquele dia para exigir um planeta mais limpo. Assim, nasceu o Earth Day (Dia da Terra). Como resultado da mobilização, o presidente Richard Nixon criou, no fim daquele ano, a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), órgão federal encarregado de proteger a saúde humana e o meio ambiente. 

Hoje, 50 anos depois, os desafios enfrentados pelo nosso planeta são vários: aquecimento global, calotas de gelo derretendo, crescente frequência de queimadas, desmatamento, furacões e ciclones. Nesta data, muito mais do que celebrar o planeta onde vivemos, precisamos, acima de tudo, refletir sobre nossas atitudes na preservação e manutenção do meio ambiente.

Neste ano, por conta da pandemia de coronavírus, o Dia da Terra será celebrado em um evento virtual. A Earth Day Network, organização que coordena o movimento, anunciou que transmitirá ao longo desta quarta-feira, em seu site oficial, uma série de mensagens gravadas e lives com personalidades como o Papa Francisco, o ex-vice presidente Al Gore, o ator Zac Efron e o ambientalista Denis Heyes, que organizou o primeiro Dia da Terra. 

Foto: Reprodução/Earth Day Network

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.