Nayá Costa; 20/11/2019 às 11:00

BuzzFeed estreia “Sangue Azul”, documentário sobre reis e rainhas pretos

O documentário é narrado pelo escritor Ale Santos e foi lançado em formato de série no youtube do BuzzFeed

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, foi ao ar o documentário “Sangue Azul”, lançado pelo BuzzFeed Vozes em parceria com o Blue Note São Paulo. A produção foi pensada para o Mês da Consciência Negra e é narrado pelo escritor e pesquisador Ale Santos.

Ale conta na série de episódios a história de quatro personagens negros extremamente relevantes para a historiografia brasileira, mas que acabaram caindo no esquecimento. São eles: Chico Rei, Zacimba, Manoel Congo e Marianna Crioula. O primeiro vídeo se inicia com a frase de Ale Santos “Eu vou contar algumas histórias de Reis e Rainhas pretos que estiveram no Brasil”. O objetivo do documentário é dar visibilidade para histórias que foram abafadas e menosprezadas, retratando a luta heróica e mostrando as conquistas de negros no período escravocrata. 

Segundo Gabriel “Sukita” Mattos, um dos criadores do selo de diversidade racial (o Vozes), a iniciativa surgiu para literalmente dar voz às histórias de luta e sofrimento. O Vozes tem todo o DNA do BuzzFeed, mas seu foco é em pautas racial, “não só de pessoas negras, mas de amarelas e indígenas”, explica Sukita.

Além, do BuzzFeed Vozes, o próximo selo que a empresa pretende lançar é o BuzzQueer, que é voltado para o universo LGBTQI+.

Confira abaixo o primeiro episódio de “Sangue Azul”:

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.