Nayá Costa; 21/10/2019 às 20:00

Conheça a história do Dia do Podcast

A nova mídia queridinha do brasileiro têm conquistado cada dia mais espaço e se diferenciado da tradicional pela funcionalidade

Podcast é uma mídia de transmissão de informações bem similar ao rádio. A principal diferença entre ambos é que o rádio transmite via sinais eletromagnéticos, enquanto o podcast está disponível de uma maneira muito mais prática: na internet.

Nos últimos anos, a nova mídia tem se popularizado entre os brasileiros, que não deixam de fazer tarefas simples – como lavar louças – enquanto escutam os episódios. Segundo o Spotify, o consumo de programas de áudio online subiu 330%, mostrando dessa maneira o incrível potencial de crescimento na plataforma. Além disso, o Spotify  estimou também que em breve 20% de todo consumo de áudio será conteúdo não musical.

Foto: Divulgação

O Podcast no Brasil 

O primeiro podcast brasileiro nasceu há 15 anos. O “Digital Minds” foi criado por Danilo Medeiro, que queria oferecer em seu blog um conteúdo diferente. Iniciado em 21 de outubro de 2004, o programa surgiu a partir de um blog homônimo, devido ao desejo do autor em se diferenciar dos blogs que existiam. Depois do “Digital Minds”, outros podcasts foram criados pelo resto do país, dando um impulso na nova tecnologia.

Logo no ano seguinte, o sucesso dos podcasts sofreu uma queda – o chamado podfade – e vários programas chegaram ao fim. Porém, o fenômeno voltou com tudo em 2006, quando um podcast conhecido até hoje  ganhou o Prêmio iBest, o Nerdcast.

A partir daí, surgiram cada vez mais programas de áudio em blogs, portais e até plataformas, como o queridinho Spotify.

#DiadoPodcast

No dia 30 de setembro de 2014 foi comemorado o primeiro #PodcastDay nos Estados Unidos, criado por Steve Lee do Nerdcast studio. O objetivo de Lee era fazer os podcasts alcançarem o maior número de pessoas possível, propagando assim a nova mídia para o mundo inteiro. 

No Brasil, a iniciativa foi feita por Octávio Augusto, que se inspirou em Lee para criar o #DiadoPodcast . A data é comemorada no país todo dia 21 de outubro (data de criação do “Digital Minds”) e tem até site para acompanhar os tweets! Acesse o #DiadoPodcast para ter acesso aos dados. 

E você, já foi atingido pelo fenômeno dos Podcasts?

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.