Isabella Botelho; 04/08/2021 às 14:30

Biomédica brasileira que liderou o sequenciamento do DNA do coronavírus vira Barbie

Coleção especial é dedicada a profissionais que trabalharam na pandemia

Jaqueline Góes de Jesus, biomédica brasileira que liderou o sequenciamento genético do coronavírus, é uma das seis profissionais escolhidas pela Mattel para ser homenageada com uma Barbie em reconhecimento aos seus trabalhos prestados à sociedade mundial na luta contra a pandemia.

“Cá estou, encantada com a riqueza de detalhes desta boneca que reproduz meu estar cientista e faz parte de uma linha exclusiva para a campanha, sem produção comercial. Neste momento, só consigo pensar em quantas meninas podem ser inspiradas por ela, quantas meninas negras podem olhar e sonhar em seguir a profissão de cientista, onde mulheres ainda são sub-representadas no mundo todo”, afirmou em suas redes sociais.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Dra Jaqueline Goes (@drajaquelinegoes)

Além dela, outras cinco cientistas e pesquisadoras viraram Barbies: a britânica Sarah Gilbert, que liderou a criação da vacina de Oxford-AstraZeneca, a psiquiatra canadense Chika Stacy Oriuwa, que atua na luta contra o racismo estrutural na área da saúde, a médica australiana Kirby White, que criou uma bata cirúrgica reutilizável para profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19, a enfermeira norte-americana Amy O’Sullivan, que cuidou do primeiro paciente diagnosticado com coronavírus nos EUA, e a médica Audrey Cruz, que também atuou na linha de frente no país durante a pandemia. 

Sob a coordenação da imunologista Ester Cerdeira Sabino, Jaqueline e seus colegas conseguiram sequenciar o genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, um tempo abaixo da média mundial, de 15 dias.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.