BrasilNotícias

Banda amazonense Supercolisor registra processo da criação de uma obra de arte em clipe

Como capítulos de uma história, a banda Supercolisor revela a última parte do arco narrativo de seu terceiro álbum, “Viagem ao Fim da Noite”. Em “Pardal”, os músicos alçam novos voos ao aprofundar suas referências do cancioneiro brasileiro. Já o clipe vai mais longe: conta com a participação especial da artista plástica chilena María Paz Gutiérrez, ou MaPa, com direção de Alberto Whyte.

Assista a “Pardal”:

Ouça “Pardal”: https://smarturl.it/SupercolisorPardal 

O lançamento dá prosseguimento ao filme-poema “Torto”, concebido e realizado pela artista visual argentina Joana Vento. A nova faixa prepara o terreno para “Viagem ao Fim da Noite” e se tornou uma das mais emblemáticas da formação atual da banda, além de ser uma das responsáveis pelo trabalho colaborativo que culminou no álbum. “Pardal” escancara a paixão dos integrantes pela canção brasileira, com poética doce porém rica de tensões existenciais. O pássaro do título foi mais que mera inspiração.

Assista a “Torto”:

“Transformamos o canto do pardal em uma melodia pop, e sobrepusemos um assovio pegajoso a esta valsa romântica e ensolarada, narrando em metáforas a aventura de um voo que, com sorte, entrega o ouvinte, como um pássaro, de volta ao amor leve e simples”, descreve o vocalista, pianista e compositor Ian Fonseca.

O grupo sempre se animou com o potencial de integração da sua música com outras linguagens artísticas. Supercolisor realiza aqui uma imersão cinematográfica no processo de uma pintora – a chilena María Paz Gutiérrez, MaPa – que, durante uma tarde, tenta dar vida à ave-tema do seu trabalho. A perspectiva point-of-view sugere um observador-telespectador que acompanha com entusiasmo as dores e alegrias do processo de criação.

“Adorei fazer esse clipe com o Supercolisor! As coisas foram se desenvolvendo de forma natural e improvisada no dia, e terminaram num resultado lindo. Amei a experiência também porque aproveitei pra testar novas técnicas de pintura, já que eles me deram toda a liberdade pra experimentar criativamente com isso”, revela a artista.

“Além do prazer da música em si, o processo de fazer este disco foi também um passo em direção a encontros incríveis com outros artistas, ampliando as perspectivas de todos os envolvidos na forma de interpretar as mensagens sugeridas pela música. Ficamos encantados com esse resultado rico e colorido que nos trouxe a MaPa, e que nos parece ser um veículo apropriado para aquela que talvez seja a canção mais universalmente pop deste repertório”, acrescenta o baixista e produtor musical Jérôme Gras. Além dele e de Ian, o grupo conta com Henrique Meyer (guitarra) e Natan Fonseca (bateria).    

Após os elogiados álbuns “Paranormal Songs” (2012) e “Zen Total do Ocidente” (2015), o Supercolisor está pronto para se reinventar em seu novo álbum. A sonoridade da banda se modificou bastante junto de sua nova formação, trazendo mais elementos e um caminho menos hermético e mais direto no trabalho das canções, com temas amadurecidos. 

“Pardal” soma a uma série de parcerias que complementam o entrosamento do Supercolisor neste próximo trabalho. “Incêndios” conta com Victor Meira (Bratislava, Godasadog); “Um e Meio” recebe a banda Tuyo; e “Sempre” traz Leo Fressato.

Com mixagem e masterização do vencedor do Grammy Latino Bruno Giorgi, o novo single “Pardal” está disponível em todas as plataformas de streaming e o clipe pode ser assistido no canal do YouTube da banda.

Ficha técnica

VÍDEO

Pintura e performance por María Paz Gutiérrez

Direção e fotografia por Alberto Whyte

Tratamento de cor por Victor Meira

ÁUDIO

Produzido por Ian Fonseca e Jérôme Gras

Co-produzido por Henrique Meyer

Arranjo por Jérôme Gras

Engenharia de áudio por Ian Fonseca

Captação adicional por Hugo Silva e Henrique Meyer

Gravado nos estúdios Invern, Family Mob, Animal e Cordel – São Paulo

Mixado e masterizado por Bruno Giorgi no estúdio O Quarto – Rio de Janeiro

Ian Fonseca – voz

Jérôme Gras – baixo, violão, coro

Henrique Meyer – guitarra, coro

Natan Fonseca – bateria

Fonte: Assessoria 

Mais recentes

ArteEventos

Exposição fotográfica sobre a cultura da mandioca abre visitação no Parque da Cidade em Belém

Mostra apresenta recorte do projeto ‘Mani-Oka – A Senhora Raiz’, com registros da produção tradicional da mandioca em Bragança
Sociedade

Inscrições para o Programa de Apoio à Startup Deep Tech da Fapeam encerram dia 19 de março

Edital prevê investimento de R$ 1 milhão para apoiar até oito projetos de inovação científica e tecnológica
Sociedade

Processo seletivo oferece 36 vagas para fisioterapeutas no Hospital do Sangue em Manaus

Seleção da Secretaria de Estado de Saúde busca reforçar equipe do Hospital do Sangue; inscrições seguem até sexta-feira (13)
EventosMúsica

Ex-alunos do Liceu Claudio Santoro regem Orquestra de Câmara do Amazonas em concerto no Teatro da Instalação

Concerto ‘Tradição em Movimento’ apresenta jovens regentes formados no curso do Liceu em repertório dedicado à música brasileira
ArteEventos

Exposição fotográfica sobre a cultura da mandioca abre visitação no Parque da Cidade em Belém

Mostra apresenta recorte do projeto ‘Mani-Oka – A Senhora Raiz’, com registros da produção tradicional da mandioca em Bragança
Sociedade

Inscrições para o Programa de Apoio à Startup Deep Tech da Fapeam encerram dia 19 de março

Edital prevê investimento de R$ 1 milhão para apoiar até oito projetos de inovação científica e tecnológica
Sociedade

Processo seletivo oferece 36 vagas para fisioterapeutas no Hospital do Sangue em Manaus

Seleção da Secretaria de Estado de Saúde busca reforçar equipe do Hospital do Sangue; inscrições seguem até sexta-feira (13)
EventosMúsica

Ex-alunos do Liceu Claudio Santoro regem Orquestra de Câmara do Amazonas em concerto no Teatro da Instalação

Concerto ‘Tradição em Movimento’ apresenta jovens regentes formados no curso do Liceu em repertório dedicado à música brasileira

Relacionadas

NotíciasSociedade

Desporto escolar do Amazonas abre temporada 2026 com vagas para os Jogos Escolares Brasileiros

Competições estaduais de basquete e vôlei sub-18 iniciam calendário da Federação Amazonense de Desporto Escolar e classificam equipes para etapa nacional organizada pela CBDE
NotíciasSociedade

TRT-11 promove ação ‘Elas em Pauta’ para  conciliação em processos de trabalhadoras

Interessadas podem solicitar inclusão de processos até 20 de fevereiro; audiências ocorrem em Manaus e Boa Vista
ArteNotícias

Casarão de Ideias mobiliza campanha para resgatar memória da antiga Escola Saldanha Marinho

Prédio histórico no Centro de Manaus, futura sede do espaço cultural, reunirá fotos, documentos e relatos da população para formar acervo público
Acessar o conteúdo