Isabella Botelho; 30/08/2021 às 17:00

Banco Central implementa mudanças no PIX contra golpes e fraudes

Novidades devem começar a valer nas próximas semanas

Na última sexta-feira, 27, o Banco Central anunciou uma série de medidas para aumentar a segurança das transferências via PIX, sistema de pagamentos instantâneos, e evitar golpes e fraudes, que se tornaram cada vez mais comuns. 

De acordo com João Manoel Pinho de Mello, diretor do Banco Central, em coletiva, a intervenção vem após o BC monitorar e fazer um diagnóstico preciso e avaliar os custos, como fraudes, golpes e crimes.

Dentre as principais mudanças, está a imposição de limite de R$1.000 para transação no período da noite (entre 20h e 6h, horário de Brasília). O cliente poderá reduzir os valores das transferências diárias ou noturnas quando quiser, por meio do aplicativo, e a alteração será feita imediatamente. Para aumentar o limite, no entanto, a mudança vai demorar, no mínimo, 24h, e no máximo, 48 horas. Essa alteração ainda dependerá da autorização da instituição financeira, que vai avaliar o perfil do cliente e do recebedor, analisando os riscos, segundo o BC.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.