Isabella Botelho; 02/11/2020 às 13:50

Ator Tom Veiga, intérprete do Louro José, morre aos 47 anos

O ator Tom Veiga, intérprete do Louro José, uma das principais atrações do programa Mais Você, da TV Globo, foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na tarde do último domingo, 1º. De acordo com informações divulgadas pelo Jornal O Globo, ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). 

Veiga trabalhou no Mais Você desde a estreia do programa, em 1999. Responsável pela voz e pela manipulação do Louro José desde que o personagem foi criado, ele ficou conhecido por suas rápidas e inteligentes tiradas de humor.

De acordo com o Memória Globo, o papagaio Louro José foi criado por Ana Maria Braga em 1996 – à época, ela trabalhava na Record e apresentava o programa Note e Anote. Diversas pessoas foram testadas para interpretar e manipular o fantoche, mas quem ficou com o papel foi Tom Veiga, que trabalhava como assistente de estúdio do programa. Certa vez ele pegou o fantoche para brincar com os colegas, foi quando Ana Maria o viu e convidou para interpretar o Louro ao vivo no dia seguinte.

“Eu estava brincando com o boneco na produção, tirando sarro do pessoal que trabalhava com a gente, e ela [Ana Maria Braga] viu e gostou. Ela falou: ‘Amanhã você entra no ar como Louro José, tá?”, afirmou num documentário feito em 2014 pelo Memória Globo.

Com o passar do tempo, o personagem foi conquistando mais espaço na atração da Record. Em 1999, ele e Ana Maria foram convidados para estrelar o Mais Você. Lá, o sucesso do papagaio ganhou proporções nacionais. 

Ao longo destes 21 anos, Louro José alegrou as manhãs dos brasileiros. Carismático, o personagem ganhou o público com suas colocações irônicas e bem-humoradas ao contar piadas, fazer colocações e até mesmo ao discordar da apresentadora. 

No Mais Você desta segunda-feira, 02, a apresentadora Ana Maria Braga prestou uma homenagem muito emocionada ao amigo: “Hoje eu não estou perdendo só o Tom, eu estou perdendo ‘o’ Tom, um grande amigo, né? Um menino que a gente nunca discutiu, nunca brigou. E com ele foi junto o meu filho, que eu sempre considerei assim o Louro e o Tom”.

“Eu fiquei pensando como eu ia conseguir chegar aqui e falar bom dia para vocês, porque dói muito. Assim como uma mãe perde um filho, um companheiro, porque filho da gente é um companheiro que você viu nascer e ele era isso”, continuou.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.