Por Nayá Costa; 09/09/2019 às 17:58

As notícias que movimentaram o feriado de setembro

Da tentativa de censura à Bienal do livro ao prêmio conquistado no Festival de Veneza, confira abaixo

Bienal de Livros 

A edição 2019 da Bienal de Livros, ocorrida no Rio de Janeiro, entrou para a história das bienais, tanto pelo número de vendas quanto pela tentativa de censura pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Durante a edição, Crivella entrou com um pedido ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ) para impedir a venda da HQ “Vingadores – A Cruzada das Crianças“, obra da Marvel que mostra um casal gay se beijando, mas teve a ação cassada por Dias Toffoli. Além disso, o ato de Crivella foi duramente criticado por toda a corte, incluindo Gilmar Mendes, que definiu o pedido como um “ato de censura prévia”.

 

Coringa conquista Leão de Ouro 

O filme Coringa, do diretor Todd Phillips, conquistou neste sábado o Leão de Ouro, prêmio principal do Festival de Cinema de Veneza. O cineasta recebeu o prêmio ao lado de Joaquin Phoenix, que recebeu também  diversos elogios por sua interpretação do célebre vilão no dramático filme.

Com a vitória no prêmio, foi a primeira vez que um longa sobre um personagem de quadrinhos de super-heróis obteve o devido reconhecimento em um festival de cinema, sendo aplaudido durante 8 minutos após sua apresentação.

 

Estreia de It – Capítulo 2 e teaser de Arlequina 

Na última sexta, 7 de setembro, estreou a segunda parte do filme It a Coisa, intitulado de It – Capítulo 2. O filme levou muitas pessoas ao cinema durante o primeiro fim de semana, faturando US$ 91 milhões nos Estados Unidos US$ 94 milhões ao redor do mundo. Apesar da grande expectativa, o filme não recebeu tantos elogios como se esperava, sendo criticado pela longa duração. O que mais chamou atenção do público, no entanto, foi o teaser exibido no início do filme, que aparenta ser o palhaço Pennywise, mas na verdade é a anti-heroína Arlequina. Durante o teaser, Arlequina lança uma indireta enquanto estoura balões com sua famosa marreta: “Estou muito cansada de palhaços”.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.