Ariel Bentes; 22/05/2020 às 13:00

As Cobras Encantadas da Amazônia entram em cena no segundo episódio do podcast Conto Ribeirinho

O podcast já está disponível no Rádio Web UFPA, Spotify e YouTube

Está no ar o segundo episódio do podcast Conto Ribeirinho! Desta vez, são as cobras encantadas da Amazônia que entram em cena. Conheça as histórias de Norato e Maria, Cobra Grande e Cobra Negra, que chegam aos ouvintes pelas vozes dos interioranos dos municípios de Abaetetuba e Santarém. As narrativa presentes neste episódio tem caráter histórico e datam de 1994.

Com este episódio queremos lembrar que em tempos tão difíceis devido à pandemia da COVID-19 e o isolamento social, a nossa cultura é um caminho para tornar este momento mais leve. Por isso, este segundo episódio foi gravado e editado em casa e já está disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Google Podcasts, CastBox e YouTube. Além dessas plataformas o produto faz parte da grade de conteúdo da Rádio Web UFPA. 

O Podcast Conto Ribeirinho é uma iniciativa da Na Cuia Produtora Cultural em parceria com o projeto Imaginário das Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (IFNOPAP), coordenado pela Profª Socorro Simões (UFPA). O objetivo do Conto Ribeirinho é resgatar as narrativas orais coletadas pelo IFNOPAP ao longo de seus 25 anos de existência e divulgar essas histórias de maneira única e envolvente, por meio do formato storytelling, ou seja, um podcast criado e produzido para contar histórias aos seus ouvintes. Trata-se de um extenso trabalho de pesquisa e curadoria de conteúdo em um acervo com mais de 5 mil narrativas colhidas com uso de gravadores e fitas em todo o Estado do Pará. 

O IFNOPAP é um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), que por meio de seminários embarcados viajou por toda Amazônia paraense coletando narrativas do imaginário amazônico da capital e dos municípios do interior do estado. Foram 133 locais visitados, entre a Amazônia urbana e ribeirinha, desde 1994. 

São histórias de vida e de visagens, que envolvem encantadas, encantados e tantos outros personagens do universo amazônida. Dos mais conhecidos, como a do Boto, Cobra Grande, Matinta e Moça do Táxi, à outros nem tanto conhecidos assim, mas que fazem parte do imaginário popular de alguma região da Amazônia paraense.

O primeiro episódio, lançado em março, teve como tema as “Matintas” e conta algumas histórias desta personagem tão presente na nossa cultura, com narrativas colhidas nas cidades de Abaetetuba e Ananindeua, em 1994. O EP1 está disponível nas mesmas plataformas digitais. 

Você pode ouvir os episódios do Conto Ribeirinho nos seguintes endereços: 

Radio Web UFPA: http://radio.ufpa.br/index.php/category/podcast-conto-ribeirinho/

Podcast Belém: https://podcast.belem.br/nacuia/

Anchor:https://anchor.fm/na-cuia-musical 

Youtube: http://abre.ai/conto-ribeirinho-yt 

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.