Hilana Rodrigues; 02/06/2021 às 11:30

Artesão do Amazonas vence Prêmio Nacional com coleção de vasos e bowls

 O Prêmio Casa Vogue e Design é um dos mais importantes do Brasil

Manoel Garrido, artesão ribeirinho morador da comunidade na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, no Amazonas, é um dos vencedores do Prêmio Casa Vogue e Design 2021, com a coleção de vasos e bowls (espécie de tigelas) de madeiras nomeadas de “Tumbira”. Por conta da pandemia, Manoel receberá o troféu em casa.

Produzidas a partir da madeira roxinho, também conhecida como amarante, coataquiçaua e pau-roxo, as peças estão sendo comercializadas em São Paulo, onde o artesão concorreu com outros 54 finalistas à 5ª edição do Prêmio Casa Vogue Design, um dos mais importantes do Brasil. Distribuídos em 11 categorias, os vencedores foram escolhidos por um júri de experts e por meio de voto popular  na internet. 

Composta por cinco vasos e três bowls, de 10 a 27 cm de altura, feitos com resíduos de madeira dos manejos florestais de pequena escala, a coleção  faz parte do projeto Amazonas Sustentável, co-realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e o Instituto A Gente Transforma (AGT), uma parceria com a Petrobras.

Projeto Amazonas Sustentável

Existente desde 2018, o Projeto Amazonas Sustentável tem o objetivo de valorizar estudantes e professores de comunidades ribeirinhas situadas em cinco unidades de conservação. O lucro gerado pela venda dos objetos do projeto retornam para a comunidade, representando uma nova e importante fonte de renda. O trabalho e os resultados de Manoel Garrido servem para inspirar outros artesãos do projeto.

Com o objetivo de promover a sustentabilidade e incentivar a utilização de resíduos de madeira dos manejos florestais de pequena escala que antes não tinham valor comercial, o projeto propõe transformá-los em produtos de origem florestal com valores agregados que promovam a erradicação da pobreza; trabalho decente e crescimento econômico; consumo e produção responsáveis; e ação contra a mudança global do clima. 

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.