Sofia Lourenço; 30/10/2024 às 17:00

Ateliê 23 estreia peça ‘Sebastião’ sobre a resistência gay em Manaus nos anos 70

Estreia acontece no dia 5 de novembro, no Teatro Gebes Medeiros

O Ateliê 23 lança o espetáculo “Sebastião” em Manaus, explorando memórias e identidades ligadas à comunidade gay. A peça estreia no próximo dia 5 de novembro, às 20h, no Teatro Gebes Medeiros (Av. Eduardo Ribeiro, 938, Centro). 

Com ingressos esgotados para o primeiro dia, o espetáculo segue em cartaz nos dias 7, 19, 21, 26 e 28 de novembro, com entradas a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), disponíveis no Instagram Ateliê 23 e pelo site Shop Ingressos. Classificado para maiores de 18 anos, o espetáculo revive histórias de resistência e celebra a diversidade da comunidade LGBTQIA+.

Imagem: Hamyle Nobre

Em “Sebastião”, sete drag queens retratam o ambiente do bar Patrícia, o primeiro bar gay de Manaus, aberto na Av. Constantino Nery entre 1972 e 1979. Combinando aspectos sagrados e profanos, a peça remete ao mito de São Sebastião, símbolo de resistência e padroeiro da comunidade gay. 

Taciano Soares, que dirige e atua como a cigana Carmencita, revela que a montagem é uma das mais densas e complexas do Ateliê 23, que possui 11 anos de trajetória. Inspirada no livro Um Bar Chamado Patrícia, de Bosco Fonseca, a obra traz as vivências pessoais dos atores, abordando a violência e os desafios enfrentados ao longo de suas vidas.

 

Imagem: Hamyle Nobre

“É mais uma história que não sabíamos da nossa cidade, sobre o bar Patrícia e drag queens que frequentavam esse lugar de resistência. A peça traz também o mito de Sebastião, o padroeiro dos gays antes de se tornar santo, tem um clima sagrado e profano para falar da nossa resistência, dos homens gays”, afirma Taciano, que divide a direção com Eric Lima.

A trilha sonora do espetáculo já está disponível, com o single “Baby Gay” lançado antes da estreia. Segundo Soares, a música foi pensada para gerar conexão e familiaridade com o público. 

 

Imagem: Hamyle Nobre

“Optamos por primeiro mostrar a música para construir nas pessoas uma aproximação e uma identificação com o trabalho, além das visualidades das fotografias, também com a música, para que elas já cheguem na obra com esse desejo de poder ouvir e, quem sabe, cantar junto”, comenta Taciano Soares. “O single é a primeira música do espetáculo no sentido cronológico”.

O espetáculo é realizado pelo Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, e Ministério da Cultura, via Funarte.

Ficha Técnica:

  • Direção: Eric Lima e Taciano Soares
  • Dramaturgia: Daphne Pompeu, Eric Lima, Taciano Soares
  • Elenco: Andiy, Elias Difreitas, Eric Lima, Francis Madson, Jorge Sabóia, José Holanda e Taciano Soares
  • Direção musical: Eric Lima, Guilherme Bonates e Taciano Soares
  • Apoio: Itaú Cultural, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Funarte

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.