Nayá Costa; 08/08/2019 às 14:42

As marcas & o Ecodesign

Conheça as marcas tem apostado em sustentabilidade

Atualmente há uma maior preocupação com o ambiente por parte das marcas e o Ecodesign pode ser a solução de uma problemática constante: o uso excessivo de recursos naturais. Várias empresas têm escolhido uma opção mais ecológica, renovando suas embalagens e contribuindo assim com a diminuição dos impactos no meio ambiente.

O Ecodesign busca soluções sustentáveis para substituir produtos de difícil decomposição, optando por materiais orgânicos, não-poluentes e embalagens retornáveis. A mudança, porém, no modo de produzir e a escolha de opções ecologicamente corretas se dá principalmente pela necessidade das empresas de se adaptarem às exigências do público, que busca cada dia mais marcas que estejam de acordo com seus valores.

As chamadas Bioembalagens já são parte do cotidiano de diversas marcas por serem opções sustentáveis, além de servirem de atrativo entre os clientes, que estão mais conscientes e rigorosos. No Brasil, a empresa Oka Bioembalagens produz embalagens orgânicas a partir de fécula de mandioca, água e fibras naturais. Elas podem ser descartadas com segurança por se degradarem naturalmente, podendo servir também como ração animal ou serem recicladas.

Buscando contribuir com o futuro sem resíduos, a Coca-Cola lançou a Beyond Packaging, plataforma de conexão com startups que mesclam tecnologia com sustentabilidade e inovação. A novidade faz parte de um plano de ação da marca, que pretende até 2030 ser neutra em resíduos plásticos.

A Simple Organic, marca brasileira de cosméticos, também é adepta de produtos e embalagens sustentáveis. As linhas, além de 100% veganas e produzidas com materiais colhidos na Floresta Amazônica, são vendidas em sacolinhas reutilizáveis, frisando o comprometimento da marca com a proteção do meio ambiente.

É necessário, porém, olhar primeiramente para os consumidores antes de qualquer ação. Investir na sustentabilidade é uma ótima opção, desde que pequenas mudanças internas – e essenciais – sejam feitas, para que a marca tenha uma identidade sólida. 

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.