Hilana Rodrigues; 07/07/2021 às 13:00

Amazonas não registra óbitos pela Covid-19, nas últimas 24h, pela primeira vez, desde o início da pandemia

O fato ocorreu no mesmo dia em que o órgão teve o nome alterado em homenagem a sua ex-presidente Dra. Rosemary Costa Pinto

Pela primeira vez desde o surgimento da pandemia no Estado, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas emitiu, na terça-feira, 6, o Boletim Diário de Covid-19, edição nº 457, sem registros de mortes pela doença em 24 horas no Amazonas.

Para deixar ainda mais emocionante, o fato ocorreu no mesmo dia em que o órgão teve o nome alterado em homenagem a sua ex-presidente e agora passa a ser Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

“Essa notícia nos enche de esperança. Vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais na vacinação, o caminho mais seguro para sairmos dessa pandemia, e não podemos descuidar dos protocolos de prevenção”, disse Wilson Lima, governador do Estado.

No boletim, o Estado contabilizou o diagnóstico de 719 novos casos de Covid-19, totalizando 405.066 casos da doença e permanecendo o total de 13.349 óbitos, já na capital, na segunda, 5, foi realizado um sepultamento por Covid. Outras 44.123 pessoas com diagnóstico estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 10,89% dos casos confirmados ativos.

Internados

Entre os casos confirmados no Amazonas, há 393 pacientes internados em Manaus, sendo 185 em leitos clínicos (22 na rede privada e 163 na rede pública), 207 em UTI (46 na rede privada e 161 na rede pública) e um em sala vermelha.

Há outros 27 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 23 estão em leitos clínicos (6 na rede privada e 17 na rede pública), três estão em UTI na rede pública e um em sala vermelha.  

No boletim consta também que há mais 60 pacientes internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). São 12 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 48 em leitos clínicos.

Informações diárias 

O boletim diário é construído com informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, incluindo fins de semana e feriados. A veracidade dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-RCP a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial, até às 10h de cada dia.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.