O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) inicia hoje, 18, o cadastro para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), conforme a Lei Estadual n° 5.043d/2021.
O uso da carteira garante atendimento prioritário em todos os segmentos dos serviços públicos e privados. O cadastro de validação nacional ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do Núcleo PcD da Sejusc, rua Salvador, 456, Adrianópolis, ou por meio do aplicativo Sasi, disponível para download em celulares Android e iOS.
Pelo app, deve-se ativar o cadastro com o código “SJPCD” e escolher a opção “CIPTEA” para preencher um formulário, encaminhando foto para a emissão do documento. Após isso, uma auditoria on-line será realizada para comprovar a veracidade das informações, sendo possível acompanhar o andamento da solicitação pelo app. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 98406-0249.
De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a Ciptea é mais uma vitória para os autistas no Amazonas. Segundo ela, o documento reforça as políticas públicas voltadas ao público PcD. “Por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência [SePcD], que é vinculada à Sejusc, conseguimos avançar cada vez mais na garantia dos direitos inerentes a esse público”, disse a gestora.
À frente da SePcD e atual presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Amazonas, a secretária Lêda Maia informou que a previsão é que o documento seja entregue aos solicitantes em agosto deste ano, evitando constrangimento aos familiares e autistas, pois muitos não possuem a deficiência aparente.
Entenda:
A SePcD realiza o cadastro e emissão da Carteira de Identificação para a Pessoa com Deficiência e também compreende o público autista. No entanto, apenas a carteira PcD é válida somente no Amazonas, enquanto a Ciptea é válida no território nacional, garantindo os mesmos benefícios e possibilitando a contagem das pessoas com transtorno do espectro autista em todo o Estado.
Fonte: Sejusc
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.