Hilana Rodrigues; 13/10/2021 às 11:00

A importância de entender a sua menstruação

Ao entender o ciclo, é possível se atentar a sinais de alerta que o corpo produz

Em média, é aos 12 anos de idade que as pessoas começam a menstruar e isso dura até os 50 anos. Muitas dessas pessoas, durante esses 38 anos, passam até a primeira década sem entender exatamente como o corpo funciona nesse período.

Mais do que a possibilidade de gravidez, compreender o ciclo menstrual, seja quem menstrua ou não, possibilita a desmistificação dos sangramentos vaginais e desconecta ideias de sujeira e descontrole emocional.

Basicamente, todo mês o corpo se prepara para gerar uma gravidez, quando não acontece a fecundação do óvulo as paredes internas do útero que foram formadas para proteger o feto se desfazem e então descem como forma de fluxo menstrual.

Em geral, todos se preocupam com os dias da menstruação, mas os outros dias do ciclo também são importantes, pois ao saber em que fase está, você pode ter mais controle do seu corpo e neste momento que a educação menstrual é essencial.

A educação menstrual se resume nos ensinamentos sobre os corpos que menstruam, entendendo que o tempo de duração do ciclo, período fertil, intensidade de cólica, cor e textura do sangue são características que variam em cada pessoa e que podem alterar conforme o passar dos anos.

Com ela é possível entender quando o corpo está saudável, desenvolvendo algum problema e ficar alerta para quando algo muito diferente acontecer e procurar ajuda profissional.

Sinais de alerta

Primeiramente é necessário entender seu ciclo: ao contar os dias, o primeiro dia de menstruação sinaliza o início de um novo ciclo que dura até o último dia antes da próxima menstruação. Esse período é dividido em duas fases:

Estrogênica, quando há indução da ovulação. Nesse período haverá o aumento do hormônio produzido na hipófise e que estimula o ovário a liberar o óvulo e mudanças perceptíveis acontecem no corpo como o aumento da temperatura e alterações no aspecto da secreção vaginal, que irá se tornar transparente e espessa.

Já na segunda fase, o corpo produz o hormônio progesterona após a ovulação e quando a fecundação não acontece, assim os níveis de estrogênio e progesterona diminuem até que o revestimento do útero seja eliminado, por meio da menstruação e dando início ao próximo ciclo.

Você sabia que cólicas muito fortes podem indicar endometriose? Algo muitas vezes naturalizado como dor comum durante o sangramento, na verdade é um dos alertas mais comuns para problemas uterinos, o mesmo vale para sinais como: 

– Interrupção brusca da menstruação;

– Fluxo sanguíneo elevado ou muito baixo;

– Mudança brusca em nossa massa corpórea, para mais ou para menos;

– Desmaios por fraqueza.

É importante ressaltar que não existe um ciclo certo ou errado, muito menos um melhor do que o outro, visto que o corpo atende as necessidades e propõe sinais diferentes para cada corpo. Será justamente ao entender o ciclo menstrual que poderá usá-lo como ferramenta para se atentar aos sinais de alerta que o corpo irá produzir.

A melhor forma de quebrar tabus e tornar a menstruação um assunto natural, é falando sobre ele de forma aberta e sendo algo mais que normal. Algo biológico e sem controle das pessoas deve ser naturalizado mesmo que alguns jovens ainda tenham desconforto sobre a temática.

Dignidade menstrual

Outro ponto importante sobre esta temática é a dignidade menstrual para quem não possui condições financeiras para comprar os materiais necessários utilizados no período. 

De acordo com dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cerca de 713 mil pessoas que menstruam vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa e mais de 4 milhões não possuem acesso a itens de cuidados menstruais nas escolas e em casa.

O Projeto de Lei que visava proporcionar itens básicos de saúde para mulheres – pessoas trans não eram citadas no texto – foi negado pelo presidente Jair Bolsonaro com a justificativa de que o texto não indicava quem iria custear o projeto.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.