Por Ariel Bentes; 21/05/2019 às 09:00

5ª Edição do Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema acontece no fim de maio

O evento é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura

(Foto: Reprodução)

Do dia 30 de maio a 7 de junho, acontece em Belém, Pará, a 5ª Edição do Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema. Com o foco na produção audiovisual de cinema, documentário e ficção, o festival é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e tem a produção da Z Filmes e do Instituto de Cultura da Amazônia (Culta).

Com objetivo de aprofundar as questões sociopolíticas que envolvem a Amazônia, o Amazônia Doc terá uma Mostra Competitiva, a Mostra Paralela e a Mostra Panorama, com curtas e longa metragem. Serão premiados, em cada categoria, o melhor filme pelo critério do Júri, melhor filme pelo voto popular e um prêmio de Honra ao Mérito para ambas as categorias, de acordo com o Júri Oficial.

Em entrevista ao G1 Pará, Zienhe Castro, idealizadora do evento, disse “O Amazônia Doc aprofunda o debate sobre as questões sociopolíticas, socioambientais, socioculturais, de formação e de fomento relativas ao audiovisual, com foco no cinema documentário e com uma diversidade de formatos e leque extenso de atividades de formação oferecido gratuitamente ao público. É um importante espaço de formação, difusão e de reflexão a partir dos documentários”.

A programação do evento contará com bate-papos, sessões comentadas e masterclasses com nomes importantes do cenário documental brasileiro. Além de uma mesa de debates com cerca de cineastas convidados para discutir a realização cinematográfica de filmes e séries de TV do gênero documental.

Para conferir a lista de selecionados, acesse o link.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.