Ariel Bentes; 29/07/2020 às 17:39

56,8% dos jornalistas trabalharam de casa durante a pandemia em Manaus, diz a escola Abaré

Além disso, o levantamento apontou que 14 empresas fizeram demissões nesse período

De acordo com a Abaré – Escola de Jornalismo, 56,8% dos jornalistas estiveram em regime de teletrabalho e 33,2% permaneceram no trabalho presencial durante a pandemia em Manaus. O dado faz parte do levantamento “Raio-X: O jornalista manauara em meio à pandemia”,  realizado através de um formulário online, disponível do dia 28 de maio a 13 de julho, pela escola. 

“Dos nossos 44 entrevistados, 25 estavam trabalhando dentro de casa. Essa dinâmica a qual muitos jornalistas foram submetidos dificultou a cobertura de quem precisaria estar vendo de perto, questionando nos olhos. Apesar das redações esvaziadas, a cobertura foi extensa.”, afirma a Abaré em texto de divulgação e análise dos dados. 

O levantamento também apontou as mudanças no quadro de profissionais nos veículos de comunicação, no qual 14 empresas fizeram demissões e em nove delas os jornalistas tiveram os seus salários reduzidos nesse período. Um outro ponto apresentado pela escola foi a saúde dos jornalistas manauaras, pois 68,2% dos entrevistados sentiram sintomas da Covid-19 e foram afastados do trabalho para cumprir o isolamento social. 

Para conferir outros dados e a análise completa da pesquisa “O jornalista manauara em meio à pandemia”, acesse o Medium da Abaré clicando aqui

Abaré – Escola de Jornalismo 

View this post on Instagram

A Abaré nasce com a proposta de ser uma escola de ensino informal do jornalismo, com enfoque em educação midiática e novas narrativas. Ela está sendo construída de forma independente e experimental, usando o jornalismo como ferramenta de mudança. O objetivo é ter um espaço de debate e de ensino crítico da mídia que fomente novos modelos e conteúdos jornalísticos na cidade de Manaus. No momento, isso vai acontecer por aqui, na web, mas esperamos que em breve possamos marcar oficinas e encontros de ensino e produção. Nós somos jovens jornalistas acreditando que a reversão desse quadro de descrédito e desinformação só vai acontecer quando começarmos a combatê-lo com ensino e ideias inovadoras. Queremos ir além do noticiário factual e propor que o jornalismo sério e responsável alcance mais pessoas e que seja valorizado como deve ser. Vem com a gente? #jornalismosim

A post shared by Abaré (@escolaabare) on

A Abaré é uma escola de ensino informal do jornalismo que tem como enfoque a educação midiática e novas narrativas. Fundada em 2019 por Alessandra Taveira, repórter e social media do Amazonas Atual, Gabriel Veras, editor do Portal A Crítica, e Jullie Pereira, também repórter do Amazonas Atual, a escola publica semanalmente o #VemVer, um documento com uma seleção de conteúdos e cursos gratuitos, e a Tipiti, uma newsletter com um resumo das principais notícias socioambientais da região Norte do Brasil. Além disso, a Abaré tem produzido lives e oficinas online. 

“Nós temos um cronograma que foi interrompido por conta da pandemia e estamos adaptando esse cronograma para o digital. Tivemos uma primeira experiência com a oficina online, que foi positiva no sentido de execução e estamos nos planejando para oferecer outra em agosto”, disse Jullie ao Portal mercadizar. 

Acompanhe o trabalho da Abaré por meio do seu perfil no Instagram.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.