Ariel Bentes; 02/05/2019 às 17:30

5 Podcasts da Região Norte para você conhecer

A lista possui podcasts do estado do Amazonas, Roraima e Pará

Segundo dados do Portal Comunique – se e da Infobase, integradora de Tecnologia da Informação do Brasil, em 2018, 51% dos entrevistados ouvem podcasts diariamente, além de que 72,3% acompanham devido a diversidade e qualidade de conteúdo. Hoje, o Mercadizar selecionou cinco podcasts produzidos na região Norte que discutem temas como cultura pop e direitos humanos, além de buscarem a valorização da região.    

1.Podcast Cine Set

Lançado em abril de 2018, o podcast leva o mesmo nome do site de cinema, Cine Set. Com 11 episódios, o podcast comenta sobre personalidades da indústria cinematográfica como o diretor José Padilha, o mercado audiovisual do Amazonas e o filme Vingadores: Guerra Infinita.

2. Caixa Branca

Criado na disciplina de Introdução a Mídias Digitais do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o podcast Caixa Branca tem o objetivo de expandir o campo de visão e de enxergar e dialogar com a realidade. Hoje, o podcast faz parte do do núcleo de estudos e produção de áudio da região Amazônica e Caribenha do Amazoom, projeto de pesquisa e extensão da mesma universidade. De acordo com Luan Selfish, integrante da Caixa Branca, os temas do programa são voltados a cultura pop como filmes, músicas e séries mas sempre buscando uma regionalização desses temas.

3. Taverna Mapinguari

Com 56 episódios e aproximadamente 1 hora de duração cada, o podcast Taverna do Mapinguari faz parte do site de cultura geek do Norte, Mapingua Nerd. Apresentado por alguns membros do site como, Emerson Oliveira e Thiago Henrik e Erlan Bindá, o podcast foi lançado em 2015 junto com o site.

4. TambaCast

Também lançado em 2015, o TambaCast começou com 4 amigos que queriam falar sobre cultura amazonense com um show de variedades e humor. Hoje, a equipe já conta com sete pessoas que se revezam na gravação e é apresentado por Olavo Montenegro, servidor público.

“Hoje a grande massa ainda se encontra no eixo sul-sudeste, mas cada vez mais o podcast tem migrado pras outras regiões brasileiras. Hoje já somos lembrados por bastante gente “lá de baixo” e também no nordeste, que tem apresentado excelentes conteúdos e programas. ” disse Olavo ao Mercadizar.

5. Pudim Cast

Com o lema “O podcast mais gostoso da Galáxia”, o Pudim Cast foi lançado em 2018 e hoje já possui 19 episódios. Apresentado por Cintia “Pudim”, cada programa possui em média 1 hora de duração, falando sobre temas como teorias da conspiração, inteligência artificial e medos e fobias.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.