Isabella Botelho; 12/01/2020 às 09:00

404 anos de Belém: 5 lugares que você precisa conhecer

A cidade une a tradição da arquitetura da Belle Époque à modernidade dos ritmos típicos do estado

Belém, capital do Pará, é uma das maiores cidades da Região Norte. Atualmente com 1,5 milhão de habitantes, foi fundada em 1616 e surgiu pela importância estratégica a partir da construção do Forte do Presépio, às margens da Baía do Guajará, e cresceu graças à economia da borracha durante o período da Belle Époque, cuja influência pode ser percebida na arquitetura do centro histórico. A capital mistura a tradição que conquistou Mário de Andrade e uma modernidade frenética de luzes e ritmos que embalam suas ruas. 

O Mercadizar.com preparou um roteiro de lugares e atrações para que um visitante possa aproveitar as belezas desta cidade, que hoje completa 404 anos. Confira:

Mercado Ver-O-Peso

(Foto: Reprodução)

Ponto turístico mais famoso de Belém, é um dos mercados públicos mais antigos do país e abriga a maior feira aberta da América Latina. É um lugar perfeito para experimentar especiarias da floresta amazônica e os pratos típicos da cidade, além de conhecer novas cores e sabores.

Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábado e domingo, das 10h às 14h. 

Forte do Presépio

(Foto: Reprodução)

Construção que marca a fundação da cidade, o Forte do Presépio foi erguido para defender a entrada da Floresta Amazônica de possíveis invasores. Está localizado no bairro da Cidade Velha e possui uma das vistas mais bonitas de Belém, formada pelo rio Guamá e o Mercado Ver-O-Peso.

Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira, das 10h às 15h. Sábado e domingo, das 9h às 13h.

Estação das Docas

(Foto: Reprodução)

Um dos lugares mais interessantes da capital, a Estação das Docas é um complexo turístico instalado nos antigos galpões do porto fluvial e é palco de muitos eventos culturais, além de ótimas opções de restaurantes, lanchonetes e sorveterias.

Horário de funcionamento: Segunda-feira, das 10 às 00h. De terça a sexta-feira, das 10 às 01h. Sábado das 10h às 03h, e domingo das 10h às 00h.

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

(Foto: Reprodução)

Terceira basílica mais antiga do Brasil, a Basílica de Nazaré marca o ponto final do Círio de Nazaré, uma das maiores procissões de fé do mundo que acontece sempre no segundo domingo de outubro.

Horário das missas: 

Segunda a sexta-feira: 7h, 8h30, 12h e 18h.

Sábados: 7h, 8h30, 12h e 15h.

Domingos: 6h30, 8h, 10h, 16h30, 18h e 20h

Mangal das Garças

(Foto: Reprodução)

Com quase 40 mil metros quadrados, o Mangal das Garças é o espaço verde mais bonito de Belém. O complexo é formado por viveiros de pássaros, pelo maior borboletário público do país e uma torre de 47 metros que proporciona uma impressionante vista da cidade.

Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.